Iniciativa irá passar por escolas públicas do Gama e da Asa Sul, realizando aula-espetáculo e diálogos culturais interdisciplinares 

Foto: Davi Mello


O Brasil é um país diverso em formas de expressão culturais e de tradição oral, que muito têm a dizer sobre a história do país e sua gente. Uma delas é o Mamulengo, Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. Dando continuidade à difusão dessa rica tradição entre as novas gerações, a BTM Produções realiza a terceira edição do projeto O Mamulengo na Educação Patrimonial. Nos dias 17 e 18 de julho, em parceria com o grupo Mamulengo Presepada, a iniciativa passará por escolas públicas da Asa Sul e do Gama para apresentar a aula-espetáculo ‘A Arte Secreta do Mamulengo’.

Nesta edição, duas escolas públicas serão contempladas. A Escola Parque 313/314 Sul, no dia 17 de julho, e a Escola Classe Córrego Barreiro do Gama, na Ponte Alta, no dia 18. As ações são ofertadas gratuitamente e são exclusivas para a comunidade escolar. A partir de uma aula-espetáculo, o projeto pretende contribuir com a formação de público e apresentar o mamulengo enquanto conceito e prática de Patrimônio Cultural Imaterial, abordando elementos como auto-estima, sentimento de pertencimento e identidade cultural. 

A aula-espetáculo ‘A Arte Secreta do Mamulengo’ é realizada pelo Mamulengo Presepada, com a participação do terno de músicos brincantes Daniel Carvalho, Layza Almeida e Pedro Tupã. Adaptada à realidade de cada público, a aula tem a proposta de criar um espaço de diálogo onde os participantes, sejam eles estudantes ou professores/as, poderão apreciar um espetáculo de perto e também tirar dúvidas relacionadas à tradição do Mamulengo. Os diálogos buscam também abordar temas transversais ao conteúdo didático das escolas.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), “a Educação Patrimonial constitui-se de todos os processos educativos formais e não formais que têm como foco o patrimônio cultural, apropriado socialmente como recurso para a compreensão sócio-histórica das referências culturais em todas as suas manifestações, a fim de colaborar para seu reconhecimento, valorização e preservação”.

O projeto O Mamulengo na Educação Patrimonial conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. Sua primeira edição foi realizada em 2019, abrangendo escolas públicas, bibliotecas e espaços culturais de Taguatinga, Samambaia, Varjão e Asa Norte. A segunda edição foi realizada em 2021 no formato online, devido à pandemia do Covid-19.

Um pouco sobre a grandeza do Mamulengo

Geralmente brincado por um bonequeiro e um terno de músicos que interagem sempre com o público, o Mamulengo é a forma popular e tradicional do teatro de bonecos no Brasil. Um ofício repassado pela tradição oral, de mestre para aprendiz. Nasceu nos interiores da região Nordeste e se espalhou junto com processos migratórios, recebendo diferentes nomes: Mamulengo (PE, SP e DF), Babau (PB), João Redondo ou Calunga (RN) e Cassimiro Coco (CE, PI e MA). Foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial em 2015, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. Uma tradição viva e fortemente presente no caldeirão cultural do Distrito Federal, que revela, através da brincadeira e da originalidade criativa, processos históricos da formação do povo brasileiro e suas re-existências. 


SERVIÇO
O Mamulengo na Educação Patrimonial – Aula-Espetáculo
QUANDO:
– 17 de julho (9h30) – Escola Parque 313/314 Sul
– 18 de julho (9h) – Escola Classe Córrego Barreiro do Gama
REDES: @mamulengo.presepada 
INFORMAÇÕES: camaleaocultural@gmail.com