Visando partilhar conhecimentos técnicos com agentes culturais diversos, a Pareia Comunicação e Cultura promove a Oficina de Portfólio Artístico, sob a condução da jornalista, poeta e produtora cultural Keyane Dias. Com teoria, prática e experiências partilhadas, abordamos nesta oficina os vários elementos que nos levam à feitura do Portfólio Artístico, elemento fundamental para quem deseja participar de editais de fomento, seleções de patrocínio cultural e chamamentos de festivais, feiras e formações. Simbora junto “arrumar a casa” e fazer girar nossas artes no mundo?

IMPORTANTE!
Esta não é uma oficina de desing gráfico, mas sim uma experiência que tem como objetivo instrumentalizar artistas que queiram criar ou atualizar o seu próprio portfólio de forma acessível, compreendo o passo a passo de tudo.


CONTEÚDO

Bloco 1 – Chegança e passo a passo
Bem chegados, vamos entender como “arrumar a casa” para selecionar e sistematizar digitalmente o acervo dos nossos fazeres mais relevantes – matéria-prima do portfólio (imagens, clipping, áudio, vídeo, textos). Vamos conhecer os conceitos e as técnicas de feitura de três elementos que compõem o portifa e que também são solicitados em editais: currículo, release artístico e release resumido (minibio). Vamos ver o passo a passo de como montar um currículo objetivo e amostradão, com uma ‘arquitetura da informação’ precisa. Juntos, vamos ler um exemplo de edital cultural e analisar o que é avaliado em um currículo e portfólio.

Bloco 2 – O portfólio e arremates
No segundo bloco, depois de atravessarmos todos os outros elementos já estudados, chegou a hora de esmiúçar a montagem do bendito Portifa. Começaremos estudando alguns conceitos para depois analisar exemplos de portfólios de diferentes áreas artísticas. Feito isso, vamos observar possíveis formas de diagramação, pincelar ferramentas acessíveis e gratuitas de design e conferir alguns erros clássicos, que devem ser evitados. No final, vamos abrir a roda para compartilhamentos gerais e tiração das dúvidas. Nos minutos derradeiros, um breve conteúdo bônus: dicas para elaboração de projetos culturais.


AGENDA

18 de março – sábado | Taguatinga (DF)
Ponto de Cultura Invenção Brasileira – Mercado Sul
De 14h às 19h


E-BOOK!
Todas/os/es participantes receberão um e-book em PDF, pincelando os temas abordados nas aulas.


PÚBLICO
Artistas, produtores, técnicos e agentes culturais de diversas áreas e linguagens: Literatura, Música, Artes Plásticas e Visuais, Cinema e Audiovisual, Fotografia, Circo, Dança, Teatro, Culturas Populares e Tradicionais, Artesanato, Cultura Urbana, entre outras.


CONTATO E MAIS INFORMAÇÕES
keyanedias@gmail.com ou 61 9.8575.8500
@keyanedias
@pareiacomunicacao


QUEM FACILITA
Keyane Dias é jornalista, escritora, poeta e produtora cultural, nascida em Taguatinga (DF). É cofundadora da Pareia Comunicação e Cultura, onde enraíza mais de 10 anos de atuação com assessoria de comunicação cultural e elaboração de projetos para artistas. Arteira desde o corpo, é praticante de Capoeira Angola e Yoga. Integra a Coletiva Casa Moringa e a Avá Editora. Vive entre perifas do DF e cerrados de Goiás.