A Pareia

filipeta_blog_quem  

A Pareia - Comunicação e Cultura é um empreendimento que oferece ferramentas e serviços de comunicação especializada em divulgação e promoção das culturas populares e saberes tradicionais. A Pareia surgiu em julho de 2014, firmada na experiência de dois amigos “comunicantes” do Distrito Federal.

Nossa missão pareia ofícios e saberes formais e teóricos junto a pesquisas e vivências com as culturas populares. Buscamos compartilhar saberes e fazeres reinventados, vivos e enraizados, a partir da comunicação como ferramenta de encantamento, compartilhamento e transformação social.

A Pareia realiza assessoria de imprensa; fotografia e audiovisual; redação de releases e portifólios; produção criativa de textos; edição de blogs, sites e publicações editoriais; cobertura de eventos; redes sociais; facilitação de oficinas de comunicação.

 

Que nem velho pifeiro
Nossa missão é ressoar
Educação, diversidade
E a cultura popular

 

Compartilhar os saberes
Feito versos de cordel
O que o povo faz aqui
Entre o chão e o céu

 

Terra de São Saruê
Volta ao mundo camará
O zunido do tambor
O plantar e o brincar

 

Pareiar o que se pensa
O que se diz, o que se faz
Encantamento e criação
A tradição que se refaz



filipeta_blog  

IMG_0050Davi Mello (coordenador, assessor de imprensa e fotógrafo) É cerratense, bicicleteiro e tem sempre procurado explorar caminhos mais profundos e encantados em seu dia a dia. Nessa trajetória, tem conhecido diversas tradições, brincadeiras, vivências e experiências da cultura popular. Num caminho paralelo, se graduou em Comunicação, também sempre à procura de novas maneiras para comunicar o invísivel desse mundo, com a fotografia, o videoativismo, a escrita e outros meios. Ao cruzar esses caminhos, descobriu e trabalha com a comunicação voltada para a promoção e valorização da cultura popular, já tendo realizado trabalhos com a Rede Candanga, Rede Cerrado e também em projetos como o Coletivo Imagina. Nas brincadeiras, vivencia e experimenta batuques, pifes e teatros, integrando hoje o grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro.

Keyane Dias (coordenadora e redatora) Taguatinguense (DF), nascida _mg_9641em 1988. É poeta, escritora, jornalista e terapeuta em formação. Desde 2011, percorre o universo das culturas tradicionais e dos saberes da terra pelo Brasil. Durante quatro anos, realizou a comunicação de diversos projetos e grupos de cultura popular do DF, trabalho autônomo que culminou na cocriação da Pareia. Nesse caminho e pelas sendas da poesia, descobriu a escrita como ferramenta de autoconhecimento e cura. É praticante e aprendiz de Capoeira Angola, Yoga e Ayurveda. Atua como terapeuta e educadora no Coletivo Eu Livre. Lançou dois livretos de poesia independentes, Desaverso (2015) e Útera - Poesias Paridas (2016), e o cordel Benzadeus! (2017).  Escreve no blog www.aflora.art.br.