A Pareia

filipeta_blog_quem

 

A Pareia - Comunicação e Cultura é um empreendimento que oferece ferramentas e serviços de comunicação especializados na promoção das culturas populares e saberes tradicionais, divulgando também projetos artísticos e socioambientais. A Pareia surgiu em julho de 2014, firmada na experiência de dois amigos “comunicantes” de Brasília.

A missão da Pareia une conhecimentos teóricos junto a pesquisas e vivências com as culturas populares. Buscamos compartilhar saberes e fazeres reinventados, vivos e enraizados, a partir da comunicação como ferramenta de encantamento, compartilhamento, registro, memória e transformação social.

A Pareia realiza assessoria de imprensa; fotografia e audiovisual; redação de releases e portifólios; produção criativa de textos; edição de blogs, sites e publicações editoriais; cobertura de eventos; redes sociais; facilitação de oficinas de comunicação.

 

Que nem velho pifeiro
Nossa missão é ressoar
Educação, diversidade
E a cultura popular

Compartilhar os saberes
Feito versos de cordel
O que o povo faz aqui
Entre o chão e o céu

Terra de São Saruê
Volta ao mundo camará
O zunido do tambor
O plantar e o brincar

Pareiar o que se pensa
O que se diz, o que se faz
Encantamento e criação
A tradição que se refaz

 

filipeta_blog

 

20664142_1542676139086067_5182652507061369655_nDavi Mello (coordenador, assessor de imprensa e fotógrafo):
É formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Brasília (2013). É co-fundador, coordenador, assessor de imprensa e fotógrafo da Pareia - Comunicação e Cultura. Possui 7 anos de experiência com Comunicação Social, já tendo trabalhado em pequenas e grandes organizações, como na Doisnovemeia Publicidade, WWF-Brasil, Rede Cerrado e Comissão Nacional da Verdade. Na Pareia, trabalhou em mais de 50 projetos, incluindo serviços de Assessoria de Imprensa, Mídias Sociais Fotografia e Audiovisual. Alguns trabalhos em destaque são: Circulação Nacional de Mestre Zé do Pife e as Juvelinas; I e II Encontro de Pífanos e Brasília; X Festival Brasília de Cultura Popular e 40 Anos da Carroça de Mamulengos. Também realizou duas ediçoes da "Oficina Comunicante - Comunicação para as Tradições Populares", onde apresenta e debate ideias e conceitos sobre a importância da comunicação para a cultura popular. Além de comunicador, é pifeiro, poeta e batuqueiro, tendo relação de amizade, aprendizado e cumplicidade com diversos brincantes e mestres da cultura popular.

IMG_3236-2Keyane Dias (coordenadora e redatora):
Poeta, escritora, jornalista e terapeuta. Trabalha com comunicação cultural desde 2012, mesmo ano em que iniciou-se na Capoeira Angola, firmando seu trabalho para a divulgação, registro e memória das culturas populares e tradicionais. Em 2014, co-criou a Pareia, onde atua como coordenadora e assessora de comunicação, voltada especialmente à redação criativa e edição de textos e releases artísticos. Foi assessora de imprensa da produtora Red Empreendimentos Culturais (2012/2013) e integrante do Movimento Cultural Mercado Sul Vive, em Taguatinga. Realizou a comunicação de diversos grupos e projetos, como XIII Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, Casa Moringa, Mamulengo Fuzuê, Mestre Zé do Pife e as Juvelinas, Sertão de Cabo a Rabo e Ponto de Cultura Invenção Brasileira. Atualmente, dedica-se também ao aprendizado dos saberes tradicionais em saúde e práticas terapêuticas e de autoconhecimento, como Yoga e Ayurveda. Como poeta, publicou os zines Desaverso (2015), Útera – Poesias Paridas (2016) e o cordel Benzadeus!. Escreve no blog www.aflora.art.br.