Em sua quinta edição, projeto promove seis webnários gratuitos na área musical. Inscrições ficam abertas até 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra

Naiara Lira, facilitadora do Webnário sobre políticas e instrumentos de captação de recursos. Foto: Rafaela Felicciano


O Festival Tardezinha do Samba chega a sua quinta edição em 2022. A programação deste ano se estende entre novembro e dezembro, marcando o Dia Nacional da Consciência Negra e o Dia Nacional do Samba. Entre as primeiras ações do festival, está o Ciclo Formativo de Webnários, que oferecerá seis qualificações online na área da música, abragendo temas como captação de recursos, direitos autorais, gestão de redes, memórias do samba, entre outros. Os webnários iniciam no dia 21 de novembro e as inscrições ficam abertas somente até o dia 20, através de link disponível nas redes sociais @tardezinhadosambacei.

Em 2020 e 2021, em decorrência da pandemia do Covid-19, o Tardezinha do Samba foi totalmente realizado online. Neste ano, as ações voltam ao formato presencial na Casa do Cantador, exceto para o Ciclo Formativo de Webnários, que segue online para abranger públicos diversos, das diferentes RAs do DF e até mesmo de outros estados do Brasil. As aulas serão ministradas por sambistas e outros profissionais da música reconhecidos no mercado cultural do DF, do Rio de Janeiro e de São Paulo. Cada webnário terá a duração de duas horas, com foco na qualificação de agentes culturais, músicos e artistas independentes.

“Com os webnários deste ano buscamos aproximar o artista independente, pricipalmente os do samba, com a organização e a burocracia que envolvem a Economia Criativa, a partir de ferramentas de gestão, de divulgação e do fortalecimento da história social e política desse nosso importante gênero musical”, afirma o sambista e compositor Marcelo Café, idealizador do projeto.

O Tardezinha do Samba é o único festival do gênero realizado no Distrito Federal. Criado em 2018, ocupa sempre a Casa do Cantador, espaço que é referência histórica para a comunidade de Ceilândia e para a cultura popular do DF. Majoritariamente protagonizado por agentes culturais negros e periféricos, tem a proposta de reunir sambistas, artistas de variadas linguagens e pensadores da cultura afro-brasileira do DF, integrando convidados de outros estados. Entre shows, prosas e atividades formativas, é a música que conecta todas as pautas do evento, com destaque para as culturas do Samba, do Choro e do Charme.


Prosas e shows na Casa do Cantador
Para iniciar o Ciclo Formativo e toda a programação cultural presencial, o Tardezinha do Samba 2022 abre os trabalhos no Dia Nacional da Consciência, 20 de novembro, com a roda de conversa “Falando de Sambas – De Tia Ciata aos dias atuais: as lições das mulheres para o samba”. Ocupando a Casa do Cantador, a roda começa às 15h, protagonizada por mulheres sambistas, compositoras e pesquisadoras do samba e da cultura afro-brasileira. Neste mesmo dia, será realizado o Desfile de Moda Afro, produzido por Lia Maria (diaspora009) e Luazi Luango. À noite, a celebração segue esquentando com shows e apresentações culturais com os grupos Nós Negras, Afoxé Ogum Pá, Jongo do Cerrado, Filhos de Dona Maria, Martinha do Coco, MC Estelar e DJ Savana.


Histórico do festival
O Tardezinha do Samba é o primeiro festival do gênero realizado em Ceilândia e no DF. É idealizado e coordenado pelo músico Marcelo Café e realizado pela Artecei Produções. Desde 2018, nomes consagrados e novos talentos se encontram no evento, oportunizando o lançamento de trabalhos e a consolidação das rodas de samba e dos bailes de charme que marcam os finais de semana em Ceilândia. Com programação gratuita, o festival contempla as linguagens da música, dança, poesia e audiovisual. Durante a pandemia, foram realizadas duas edições online (2020 e 2021). Esta 5ª edição, de volta ao formato presencial, conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.



PROGRAMAÇÃO – WEBNÁRIOS

  • 21/11 – 19h30 às 21h30: Nossos Passos Vêm de Longe :: A Memória do Samba – com Jussara Sales
  • 23/11 – 19h30 às 21h30: Introdução a Políticas e Instrumentos de Captação de Recursos Públicos e Privados – com Naiara Lira
  • 25/11 – 19h30 às 21h30: Direitos Autorais no Mercado da Música – com Fernanda Audi (Ecad)
  • 29/11 – 16h às 18h: Planejamento Artístico – com Julio Salinas
  • 30/11 – 16h às 18h: Noções de Marketing Digital e Gestão de Redes Sociais para Artistas e Produtores – com Priscilla da Silva Rocha
  • 01/12 – 16h às 18h: Mercado Fonográfico – com Filipe Alemar
  • 01/12 – 19h30 às 21h30: Mercado de Streaming :: Distribuição Digital e Plataformas – com Priscilla da Silva Rocha



SERVIÇO
Tardezinha do Samba

Inscrições abertas para o Ciclo de Webnários Formativos

INSCREVA-SE: até às 23h do dia 20 de novembro
FORMULÁRIO: na bio www.instagram.com/tardezinhadosambacei
INFOS: 61 9.8629.2171


ASSESSORIA DE IMPRENSA
Pareia Comunicação e Cultura: 61 9.9147.8074 ou 61 9.8575.8500