Com oito músicas autorais, a continuidade do trabalho, que já foi apresentado nas plataformas digitais no mês de maio, será lançada dia 30 de junho, em evento presencial, com shows e roda de conversa

Foto: Tatiana Reis

Celebrando a sua ancestralidade, a multiartista Nathália Sol, do Clã das Águas, lança o segundo ato de seu mais novo trabalho, o Fontes de Vida. O projeto é um álbum autoral idealizado e realizado a partir do seu sonho de cantar, tocar e gravar um disco dedicado aos encantados e ancestrais. Com base nas práticas de ritmos e ritos dos terreiros de Umbanda e Candomblé, junto a manifestações culturais afro-brasileiras, as músicas traduzem encontros e aprendizados da artista junto às forças da natureza: os Orixás.

O lançamento do álbum foi dividido em dois atos. O primeiro foi entregue no dia 14 de maio e já está disponível nas plataformas digitais. Já o segundo ato, onde serão disponibilizadas mais oito faixas virtuais, será lançado no próximo dia 30 de junho (sexta), na Colabora Mix (507 Sul). O lançamento começa às 16h com entrada franca e contará com shows do grupo Clã das Águas e do Instituto Folha Seca + roda de conversa com músicos participantes do álbum.

Mesmo sendo o instrumento Agbê, também conhecido como Xequerê, o grande protagonista do álbum, as músicas também são marcadas pelo forte som do tambor, caixa, agogô, violão, viola caipira, cavaquinho, entre outros diversos instrumentos tocados por músicos de Brasília e com participações especiais, como o coro das crianças e os rezos das mais velhas de Nathália. Nos arranjos e criações musicais, junto à artista, estiveram presentes o percussionista, mestre e ogãn Marcos Valente – fundador do Instituto Folha Seca; e o músico Daniel Carvalho. Na preparação vocal, o projeto contou com a cantora e multiartista Cecy Wenceslau.

“Hoje escuto as músicas e sorrio chorando de alegria, por dentro e por fora, sentindo a benção do aprendizado de cada uma das minhas ancestrais, com a plena certeza que essa foi a minha iniciação para o novo caminho por onde elas querem me guiar. Cabaça é mala de vida, fonte, é mistério pulsante. Desde que todo o processo de criação começou, a palavra que ouço é dedicação. E não há nada mais gratificante do que parir esse álbum pro mundo, compreendendo que pela arte aprendo mais a ser uma com a força criadora, que não há nada pronto, está tudo constantemente sendo criado e está tudo bem seguir sendo natureza. Eu só tenho a agradecer a cada ser, visível e invisível, que está, esteve ou passou pela realização do Fontes de Vida, pois sozinha eu jamais chegaria onde hoje estou. Sou porque somos. Gratidão.”

Sobre Nathália Sol
Mestra em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UnB). Bacharela em Artes Cênicas. Artista e pesquisadora de dança, teatro, figurino, música e circo, com ênfase na cultura popular. Trabalhou com o grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. Participou da extensão Projeto PÉS – Teatro e dança para pessoas com deficiência, orientado pelo Prof. pesquisador Rafael Tursi. Fez iniciação científica pelo Coletivo de Documentação e Pesquisa em Dança Eros Volúsia (CDPDan) –CEN/IdA/UnB, orientado pela Prof. Dra. Soraia Maria Silva. Integrou o grupo de percussão popular feminino Filhas de Oyá, sob regência de Alessandra Rosa. É co-fundadora do coletivo Agbelas, professora e regente dos agbês dentro do Instituto Folha Seca, atriz da peça Sonhares do Teatro do Instante. Trabalha como artista empreendedora em sua microempresa RodaDa Saia® e no segmento afro-brasileiro Clã das Águas, com espetáculos, palestras e cursos na área de teatro, música, dança e cultura popular.

Clã das Águas
O Clã das Águas é um movimento cultural fundado por Nathália Sol, em 2016. Trabalho de arte e educação a partir de matrizes culturais afro-ameríndias da cultura brasileira, com apresentações em diversos formatos, aulas e vivências de confecção, toque, dança, cantos e histórias do instrumento agbê.

SERVIÇO
Lançamento do ato 2 do álbum Fontes de Vida – de Nathália Sol

Quando: sexta-feira, 30 de junho, 16h
Onde: Colabora Mix (507 Sul)
Entrada: franca e livre
Plataformas digitais: https://bit.ly/ytbfontesdevidanat
Instagram: https://www.instagram.com/nathalia_solorzan/