Mestre Zé do Pife e as Juvelinas lançam novo CD que celebra sua história
O disco é uma síntese do trabalho da banda, que valoriza a diversidade da cultura popular brasileira e brasiliense
Talo de Jerimum. Esse é o título do mais novo disco do tradicional grupo da cidade, Mestre Zé do Pife e as Juvelinas. Foi a partir de talos de jerimum que Seu Zé do Pife e seu irmão, Zeca do Pife, ainda crianças, confeccionaram seus primeiros instrumentos, e começaram uma linda jornada na cultura popular brasileira. Na missão, que é a de não deixar bandas de pife acabar, Seu Zé fez escola na cidade, formando diversos alunos em oficinas e criando bandas, onde se destacam as Juvelinas, que tem um trabalho reconhecido na cena local e nacional.
Com pife, zambumba, triângulo, caixa, rabeca e várias brincadeiras populares, Mestre Zé do Pife e as Juvelinas construíram uma história na cidade, com os tons das diferenças e das sintonias, que unem mestre e aprendizes. Agora o grupo lança seu mais novo álbum, que sintetiza essa caminhada musical e cultural que tanto encanta o nosso povo. Além do grupo, formado pelo Mestre Zé do Pife, e também pelas Juvelinas: Isa Flor, Kika Brandão, Maísa Arantes, Naira Carneiro, Gutcha Ramil, Andressa Ferreira e Luciana Bergamasch; o álbum tem participações super especiais, como a do irmão de Seu Zé, Zeca do Pife, que veio de São José do Egito (PE) para as gravações, e de vários músicos reconhecidos da cidade.
O álbum Talo de Jerimum será lançado no sábado, dia 22 de dezembro, às 16h30, no Espaço Cultural Renato Russo. O evento ainda contará com show do grupo goiano Cocada Coral; da dupla local Daniel Pitanga e Lucas de Campos; e com o lançamento do livro Travessias, da poeta Keyane Dias, além da exibição de vídeos e fotos da história do grupo.
Mestre Zé do Pife e as Juvelinas
O grupo nasceu no segundo semestre de 2007, a partir de uma vontade antiga do Mestre Zé do Pife em formar uma banda de pífanos na capital federal. Zé do Pife adotou as juvelinas como aprendizes e tocadoras de uma banda de pife nada tradicional. A formação da banda inclui diversas vozes, um pífano principal tocado pelo Mestre, dois pífanos auxiliares, caixa, pratos, triângulo e zabumba, entre outras percussões, além de intervenções com instrumentos melódicos como sanfona e rabeca. Alguns arranjos reconfiguram músicas populares numa leitura inusitada, que leva a marca registrada da banda e aproximam diversos públicos das tradições nordestinas, enquanto outros se aproximam da estrutura musical das bandas de pífano tradicionais, resgatando as tradições nordestinas. As Juvelinas costumam passar tocando em feiras e praças de Brasília e acompanham o mestre em shows, andanças, oficinas e apresentações pela cidade e pelo Brasil, aprofundando e divulgando a cultura nordestina através do som do pífano e da percussão. O grupo entende que a cultura nordestina é raiz fundante da identidade brasiliense e brasileira e por isso busca sua difusão e atualização através do contato com o Mestre Zé do Pife. A ele e a tantos outros mestres e mestras, que lutam pela sobrevivência da cultura popular, a nossa eterna admiração e imenso agradecimento!
CD Talo de Jerimum
O álbum Talo de Jerimum é uma síntese do trabalho de mais de 10 anos do grupo Mestre Zé do Pife e as Juvelinas. A diversidade da cultura popular local e nacional ganham força nessa construção, que une o tradicional e o contemporâneo. O álbum tem direção do músico da cidade Daniel Pitanga, e participação de diversos musicos da cena local, como: Julia Carvalho (ex-Juvelina), Mariana Sardinha, Igor Diniz, Diogo Vanelli, Lúcia Valeska, Mariano Toniatti. O disco também conta com Zeca do Pife, pareia e irmão de Seu Zé do Pife, com uma participação emocionante e especial. O CD conta com músicas autorais, tanto de Seu Zé, quanto das Juvelinas, e também com uma faixa que foi um presente de Assis Calixto, do Coco Raízes de Arcoverde (PE). O Talo de Jerimum é construído por várias mãos, por sua concretização foi graças também a um financiamento coletivo na plataforma Benfeitoria, onde dezenas de benfeitores contribuíram para que se atingisse um valor estipulado para a realização do álbum. As artes são do artista plátisco Tiago Botelho, o design de Nara Oliveira e a fotografia de Davi Mello. O CD tem patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) Secretaria de Cultura, Governo de Brasília.
Serviço
Lançamento do álbum Talo de Jerimum, de Mestre Zé do Pife e as Juvelinas Quando? Sábado, 22 de dezembro, às 16h30 Onde? Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) Quanto? Entrada Franca Classificação: Livre Informações: facebook.com/zedopife/ 61 9.8506-2766
Programação
- 16h30 – Exposição de Fotos e Vídeos de Mestre Zé do Pife e as Juvelinas
- 17h – Travessias, poesias de Keyane Dias
- 17h30 – Daniel Pitanga e Lucas de Campos
- 18h – Talo de Jerimum de Mestre Zé do Pife e as Juvelinas.
- 19h – Cocada Coral (GO)