Exposição Tempo Eco Arte une artesanato e sustentabilidade

 Com o conceito do Ecodesign, exposição fica de 11 de maio a 11 de junho, no Museu Nacional dos Correios, e conta com variedade de peças e programação cultural


Com o conceito do Ecodesign, exposição fica de 11 de maio a 11 de junho, no Museu Nacional dos Correios, e conta com variedade de peças e programação cultural


Como ser natural habitando as cidades? Um olhar atento aos rumos da modernidade possibilita sentir a urgência em recriar a ocupação e o convívio no espaço urbano. A Exposição Tempo Eco Arte apresenta uma proposta lúdica, sustentável e inovadora para essa realidade, promovendo o encontro entre o artesanato, as artes plásticas e a linguagem do graffiti. Uma exposição Eco, que estuda hábitos, ambientes e a interação saudável entre gentes e espaços habitados. Para construir a instalação, o Ecodesign artesanal da oficina de artes e ofícios Tempo Eco Arte, que tem a especialidade de transformar papelão e sacos de cimento usados em móveis, objetos decorativos, utilitários, cenários, figurinos e instrumentos musicais, integra-se ao doce e expressivo traço da artista plástica Clarice Gonçalves. Para somar, o olhar de quem conhece ruas e becos, o manifesto estético dos grafiteiros Felipe Rdoze e Raissa Miah.

A Exposição Tempo Eco Arte será aberta ao público no dia 11 de maio, quinta-feira, às 19h, no Museu Nacional dos Correios, com uma Palestra sobre Arte e Responsablidade Ambiental, apresentada pelos artistas Virgílio Mota, Clarisse Gonçalves, Felipe Rdoze e Raissa Miah. E também terá apresentação artística da banda Som de Papel (instrumentos percussivos construídos com saco de cimento e papelão). A exposição fica até o dia 11 de junho, e conta com ampla programação cultural e musical, com os artistas Chico Nogueira (18 de maio, às 18h30); Coletivo Caliandras (26 de maio, às 18h30); Palhaço Pirulito (01 de junho, às 19h) e Palestra com a curadora Thais Sampaio (08 de junho, 19h).

A Proposta
A exposição Tempo Eco Arte propõe a ocupação de espaços planejados com móveis e peças artesanais formuladas com princípios do Ecodesign. Cada ambiente apresenta um tema de pesquisa transversal, que se comunica a partir de um eixo central : o papel como gênese, matéria-prima transformada. São cinco instalações temáticas: Música Orgânica, Cenografia, Design de Produtos, Decoração e Artes Plásticas. Cada uma se divide em módulos compostos por peças que exploram telas, mobiliários, instrumentos musicais, decoração, objetos cenográficos e interativos. A Exposição Tempo Eco Arte foi criada num processo colaborativo, onde cada artesão e artista se expressa de forma livre dentro do tema. Um processo experimental ista para apresentar a apl icação prática das diversas interações do Ecodesign. Possibilidades de criar e recriar ambientes e produtos com baixo impacto ambiental.

A Tempo Eco Arte
O espaço livre de artes e ofícios Tempo Eco Arte foi criado em 2002, pelo artesão e mestre griô Virgílio Mota e pela artesã Caroline Nóbrega. Localizada no histórico Mercado Sul de Taguatinga, a TEA pesquisa e faz arte a partir da reutilização de resíduos sólidos. A especialidade é a técnica de transformar papelão e sacos de cimento usados em móveis, objetos decorativos, utilitários, cenários, figurinos e instrumentos musicais. A TEA facilita vivências de (re)criação e construção artesanal, tendo como proposta o Ecodesign e a prática do reduzir, reutilizar e reciclar. Todo o trabalho parte de uma abordagem cultural, onde a convivência e a educação livre são meios de compartilhamento de saberes entre aprendizes e artesãos experimentalistas. Em cerca de 15 anos de pesquisa, foram criadas mais de 140 diferentes peças e desenvolvidas ferramentas de trabalho.

Programação

Onde? Museu Nacional dos Correios (Setor Comercial Sul, Quadra 4, Bloco A, 256, 3º andar)

Quando? De 11 de maio a 11 de junho

- 11 de maio/quinta feira,19h : Lançamento Exposição Tempo Eco Arte. Palestra sobre arte e responsablidade ambiental com apresentação artística da banda Som de Papel (instrumentos percussivos construídos com saco de cimento e papelão)

- 18 de maio/quinta feira/18h30: Pocket Show com o violonista Chico Nogueira, do grupo de cultura popular Mambembrincantes.

- 26 de maio/sexta-feira/18h30: Sarau literário com coletivo Feminista Caliandras.

- 01 de junho/quinta-feira/19h: Espetáculo com palhaço Pirulito :Hoje tem? Tem sim, senhor!

- 08 de junho/quinta-feira-19h: Palestra Vitrine e Cenografia, com a curadora da exposição Tempo Eco Arte. Thais Sampaio.

Entrata Gratuita

Classificação Livre