O Contos em Conexão vai passar por Samambaia, Recanto das Emas e Estrutural, com muitas histórias e encantamento

.
A arte de contar histórias é uma das mais antigas do mundo. Através das contações, entramos e nos encantamos em outros mundos, universos e culturas. Para nos guiar nessa brincadeira, surge o Contos em Conexão. Idealizado pela artista Sabrina Falcão, o projeto tem a proposta de levar contações de histórias pelo DF, destinadas a crianças, jovens e adultos.

O projeto começa no dia 01 de novembro, com apresentações na Biblioteca Pública do Recanto das Emas, às 10h20 e 15h30. No dia 06, quem vai receber mais brincadeiras é a Biblioteca Pública da Estrutural, às 8h30 e 14h30. E para finalizar, dia  07 a Biblioteca Pública de Samambaia, com 4 apresentações às 8h,  9h30, 13h30 e 15h.

Além das apresentações com histórias, que se dividem em momentos lúdicos com personagens mágicos, livros e bonecos, serão ministradas Oficinas de Formação de Contadores de Histórias, para quem quiser aprender mais sobre essa arte de encantar pessoas. As datas das oficinas ainda serão definidas, de acordo com a demanda da comunidade.


Minissérie no Youtube

O Contos em Conexão ainda vai contar com uma minissérie no Youtube, que falará um pouco dos conceitos presentes nas contações de histórias, como personagens, livros, bonecos e muito mais. A série está prevista para dezembro, mês seguinte às apresentações nas bibliotecas.


Contos em Conexão

O espetáculo Contos em Conexão é marcado por quatro momentos. O primeiro aborda o contato e o choque entre gerações. Em cena, a personagem centenária Felisbina interage com o público contradizendo o arquétipo da velhice e a aparência de “bruxa rabugenta”. Apesar de parecer carrancuda, Felisbina é feliz, divertida, esperta e antenada. Faz uso da linguagens das mídias sociais, brinca com charadas e conversa com a comadre Maricota ao telefone, onde trocam receitas e falam da vida, da velhice e dos amigos.

Na segunda etapa, entra em cena a contadora de história Sabrina, com seu livro ilustrado que apresenta um cardápio de três histórias populares para a plateia  escolher a que mais gostar: “Os três tesouros”, “Dum Dum Sererê” e “A abelha rainha”. Esse é o momento de aproximar o espaço da biblioteca e o livro da realidade do público presente.

O momento seguinte traz o teatro de bonecos como linguagem, através da estética do Mamulengo, arte reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Brasil. No enredo, o vaqueiro Benedito tenta convencer Rosinha, filha do Capitão João Redondo, a dançar com ele no baile. Como será que o Capitão vai reagir? Até uma cobra muito brava entre no conflito dessa história.

Para finalizar, a contadora de histórias Sabrina Falcão volta a conversar com a plateia sobre a arte de contar histórias, tentando identificar entre o público a presença de algum contador que queira compartilhar seus causos. Esse também será o momento de falar sobre o espaço da Biblioteca e seus serviços.

O projeto Contos em Conexão conta com apoio do Fundo de Apoio à Cultura, Secretaria de Cultura, Governo do Distrito Federal


SERVIÇO
Contos em Conexão – Contação de Histórias em Bibliotecas Públicas do DF
01/11 (Quinta-feira – 10h20 e 15h30) –  Biblioteca Pública Lúcio Costa, do Recanto das Emas – 302, Lt 06 – Recanto das Emas
– 06/11 (Terça-feira – 8h30 e 14h30) –   Biblioteca Pública do CREAS da Estrutural – Área Especial 9 – Praça Central – Estrutural
– 07/11 (Quarta-feira – 8h, 9h30, 13h30 e 15h) – Biblioteca Pública  Inezil Penna Marinho de Samambaia – QN 407, Conj F, lote 01 – Samambaia Norte
Entrada Franca
Classificação Livre