Brincantes do DF realizam caravana de mamulengos pelo Cerrado
Turnê passará pelo interior de Minas Gerais, Goiás e Tocantins, levando apresentações do mais recente patrimônio imaterial brasileiro, reconhecido pelo Iphan

Em setembro de 2015, os grupos Mamulengo Sem Fronteiras e Mamulengo Fuzuê partem do Mercado Sul de Taguatinga (DF), o Beco da Cultura, rumo ao interior de Minas Gerais, Goiás e Tocantins. É a Caravana Mamulengos do Cerrado 2015. Serão 4.000 quilômetros e 12 cidades e povoados percorridos: Sagarana, Chapada Gaúcha, Serra das Araras e São Francisco (MG); Uruaçu, Porangatu, Olhos D’água e Abadiânia (GO); Gurupi, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional e Palmas (TO). As apresentações serão realizadas em espaços públicos, como feiras e praças, sempre a partir das 17h, com entrada franca e livre.

Além de alegria e encantamento, a Caravana se propõe a abrir, junto às comunidades, um diálogo em torno da tradição mamulengueira e sua forte presença no DF e no Cerrado. A relevância desse folguedo na construção social e cultural do Brasil foi legitimada em março de 2015, quando o mamulengo, também chamado de Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O próprio Iphan reconhece o Distrito Federal como a região com a maior presença de mamulengos fora do Nordeste.

A caravana realizará três diferentes espetáculos, todos criados em Taguatinga e Samambaia (DF), a partir de vivências e viagens de pesquisa junto a mestres do Nordeste brasileiro: “Exemplos de Bastião” e “Baltazar no Reino dos Mamulengos” (Mamulengo Sem Fronteiras) e “Benedito, Abençoado e Bendizido” (Mamulengo Fuzuê). Cada brincadeira apresenta com ludicidade personagens tradicionais que fazem parte da construção social e do imaginário popular brasileiro. Os enredos são entrelaçados ainda por músicas ao vivo e pela interação espontânea do público.

blog_ilustra


O MAMULENGO

O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste é memória e história, transmitido de geração a geração por artistas caminhantes. É uma das poucas formas de teatro popular que consegue sobreviver no interior e nos centros populares e urbanos do Brasil, principalmente do Nordeste, sendo chamado de vários jeitos: Mamulengo (DF e PE), Cassimiro Coco (PI, CE e MA), João-Redondo (RN), Babau (PB) e Mané-Gostoso (BA). Em constante transformação, carrega ao mesmo tempo uma estética tradicional e elementos históricos de um teatro universal, com fortes influências das culturas indígenas e africanas e resquícios da Commedia Dell’Arte.

Mamulengo sem Fronteiras
A família Sem Fronteiras se uniu para brincar mamulengo em 1996. Coordenado por Walter Cedro, o grupo recebeu a herança do teatro popular de bonecos das mãos de Chico Simões (Mamulengo Presepada), em Taguatinga (DF). São mais de 18 anos de pesquisa sobre a tradição das brincadeiras populares em interação com novas formas de fazer mamulengo. Hoje, o grupo compartilha experiências e estudos em apresentações, oficinas e festivais pelo Brasil e também no exterior, em países da Europa e América do Sul.

Mamulengo Fuzuê
É palhaço na rua, é teatro popular que busca celebrar a arte e despertar a transformação social a partir da pesquisa, da experimentação e da convivência com mestres e mestras. O parto o grupo aconteceu em 2007, a partir das vivências do brincante Thiago Francisco no Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga (DF). Desde lá, o cortejo segue Brasil adentro mundo à fora, com as bases firmadas na memória e identidade, na convivência comunitária e na celebração da vida e da tradição oral mamulengueira.

SERVIÇO

Caravana Mamulengos do Cerrado 2015

Quando: Setembro de 2015

Classificação indicativa: Livre

Entrada: Franca

Contato: 61 8438.8338 / 8425.7233

Site: www.mamulengosemfronteiras.blogspot.com.br

Redes sociais: f/mamulengosemfronteiras.bonecos

Contato para entrevistas: 61 8438.8338

PROGRAMAÇÃO

Minas

07.09 – São Francisco – Quilombo Bom Jardim

08.09 – São Francisco – Praça Centenário São Fransciso

10.09 – Serra das Araras – Praça Central

12.09 – Chapada Gaúcha – Praça Central

14.09 – Sagarana – Geodésica do Cresertão

Goiás

19.09 – Olhos D’água

20.09 – Abadiânia

22.09 – Uruaçu

24.09 – Porangatu

Tocantins

26.09 – Gurupi

27.09 – Brejinho de Nazaré

27.09 – Porto Nacional

29.09 – Palmas

FICHA TÉCNICA

Coordenação Geral: Walter Cedro – Mamulengo sem Fronteiras

Brincantes: Walter Cedro e Thiago Francisco

Músicos brincantes: Rosimar Cedro, Wagner Nascimento, Keijin do Acordeon, Beirão Neves

Direção musical: Beirão Neves

Produção executiva: Mirella Dias

Designer gráfico: Estúdio Gunga

Assessoria de imprensa: Pareia Comunicação e Cultura

Fotografia: Alexandre Almeida