Uma viagem que conecta Cerrado, Pantanal e Amazônia, através da arte do Teatro de Bonecos


Em agosto de 2018, o grupo Mamulengo Sem Fronteiras realiza a Caravana Mamulengos do Cerrado Rumo à Floresta. Saindo de Taguatinga e acompanhada do grupo parceiro Mamulengo Fuzuê, a caravana irá percorrer mais de 10.000 km, passando pelos estados do Mato Grosso, Rondônia e Acre. Em cada pouso, serão realizadas apresentações, diálogos e troca de saberes para celebrar a arte do encontro. A Caravana parte no dia 1º de agosto e viaja até o fim do mês.

O objetivo central do projeto é difundir o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, tradição também chamada de Mamulengo e reconhecida como patrimônio cultural do Brasil. Além disso, a Caravana busca realizar troca de saberes entre diferentes tradições culturais, promovendo debates sociais e ambientais, que tomam como ponto de partida o bioma de cada comunidade visitada.

Saindo do Distrito Federal, região com grande concentração de brincantes mamulengueiros, a Caravana percorrerá 12 cidades e comunidades próximas a rios de grande importância para as regiões Centro-Oeste e Norte. Os espetáculos, com roteiro lúdico tradicionalmente adaptável ao público, irão abordar a preservação das matas e das águas, conectando Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica, através da tradição.

Essa será a 3ª edição da Caravana Mamulengos do Cerrado, que já realizou duas outras viagens, em 2015 e 2016. O projeto conta com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal.


HISTÓRICO DA CARAVANA

Caravana Mamulengos do Cerrado (2015)
A primeira Caravana aconteceu em setembro de 2015, quando os grupos Mamulengo Sem Fronteiras e Mamulengo Fuzuê partiram do Mercado Sul de Taguatinga (DF), o Beco da Cultura, rumo ao interior de Minas Gerais, Goiás e Tocantins. Percorrendo quase 4.000 km, a Caravana Mamulengos do Cerrado passou por 12 cidades e povoados, realizando apresentações em feiras e praças. Além de alegria e encantamento, o projeto intermediou diálogos entre a tradição mamulengueira e as culturas tradicionais de cada comunidade.


Caravana Mamulengos do Cerrado Rumo à Caatinga (2016)
Em 2016, a segunda caravana levou o Mamulengo Sem Fronteiras a buscar a raiz da tradição que o abençoa: o Nordeste do Brasil. Saindo de Taguatinga (DF), o grupo percorreu mais de 8.000 km, em um mês de apresentações e vivências com mestres bonequeiros do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Uma viagem coletiva, que comemorou os 20 anos de Mamulengo Sem Fronteiras. O projeto realizou ainda apresentações e encontros da Rede Brasileira de Teatro de Rua.


ANDANTES

Mamulengo Sem Fronteiras
A família Mamulengo Sem Fronteiras se uniu para brincar com bonecos em 1996. É formada pelos irmãos Walter Cedro, Rosimar Cedro, Wagner Nascimento e o amigo Keijin do Acordeon. O grupo recebeu a herança da tradição dos mamulengos das mãos do brincante Chico Simões (Mamulengo Presepada), em Taguatinga (DF). São 20 anos de pesquisa sobre as brincadeiras populares em interação a novas formas de “botar boneco”. Hoje, o grupo compartilha experiências e estudos em apresentações, projetos culturais, oficinas e festivais pelo Brasil, América Latina e Europa.

Mamulengo Fuzuê
É palhaço na rua, é teatro popular que busca celebrar a arte e despertar a transformação social a partir da pesquisa, experimentação e convivência com mestres e mestras. O grupo nasceu em 2007, fruto de vivências do brincante Thiago Francisco no Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga (DF). Desde lá, o cortejo segue Brasil adentro mundo afora, com as bases firmadas na memória e identidade, convivência comunitária e celebração da vida e da tradição oral mamulengueira.


PROGRAMAÇÃO

Mato Grosso
Tangará da Serra – 01 a 05 de agosto
Santo Antônio de Leveger – 08 e 09 de agosto
Cuiabá – 06 e 07 de agosto
Poconé – 10 e 11 e agosto

Rondônia
Vilhena – 13 e 14 de agosto
Ji-Paraná – 15 e 16 de agosto
Ariquemes – 17 e 18 de agosto
Porto Velho – 19 e 20 de agosto

Acre
Rio Branco – 21 de agosto
Senador Guiomard – 22 de agosto
Plácido de Castro – 23 de agosto
Bujari – 24 de agosto


SERVIÇO
Caravana Mamulengos do Cerrado Rumo à Floresta
Classificação indicativa: Livre
Entrada: Franca
Informações: 61 9.8425.7233
Site: www.mamulengosemfronteiras.blogspot.com/
Redes: www.facebook.com/mamulengosemfronteiras.bonecos