Sociobiodiversidade: Povos, Biomas e Riquezas apresenta a diversidade dos biomas e a riqueza produzida a partir de sua população

A inclusão produtiva dos agricultores familiares e dos povos e comunidades tradicionais auxilia a preservação dos biomas brasileiros, por meio da produção e do extrativismo sustentável, gerando renda e trabalho para milhões de pessoas.

Essa experiência se traduz em preservação do meio ambiente, de valorização cultural e de geração de trabalho e renda. Visando valorizar essas experiências e em comemoração à Semana e ao Dia Mundial da Biodiversidade (22 de maio), será lançada exposição SOCIOBIODIVERSIDADE: POVOS, BIOMAS E RIQUEZAS.

A exposição é organizada num circuito de 6 estações, cada uma representando um dos biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Pampas.

Em cada uma dessas estações, é possível explorar e conhecer as riquezas culturais, naturais e os produtos da sociobiodiversidade relacionados àquele meio ambiente. A exposição é composta por produtos que são fonte de renda dos povos tradicionais e agricultores familiares, e por informações sobre os biomas e suas populações, tudo sempre associado a relação sustentável entre as comunidades e o meio ambiente.

A exposição acontecerá entre 19 de maio a 18 de junho de 2015, no Centro de Visitantes do Jardim Botânico de Brasília, das 9h às 17h, de terça a domingo.

SOCIOBIODIVERSIDADE

Entende-se por sociobiodiversidade a relação entre bens e serviços gerados a partir de recursos naturais, onde há formação de cadeias produtivas de interesse de povos e comunidades tradicionais e de agricultores familiares. A estratégia, abarcada pelo Programa Nacional da Sociobiodiversidade, incentiva comunidades agroextrativistas em todo o território nacional para que desenvolvam iniciativas de produção, comercialização e capacitação.

QUEM ORGANIZA

A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério do Desenvolvimento Social, em parceria com a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ). A ação irá marcar a Semana da Biodiversidade (22 de maio é o Dia Mundial da Biodiversidade). Paralelamente, estará sendo realizado o II Seminário Nacional da Sociobiodiversidade no Espaço Israel Pinheiro.

COLETIVO 105

A exposição é produzida pelo Coletivo 105. O grupo formado por profissionais de comunicação realiza projetos inovadores, valorizando o exercício da democratização da comunicação. O Coletivo desenvolve trabalhos nos campos da arte e da comunicação, usando técnicas das artes visuais, música, literatura e cinema para produzir oficinas lúdicas, projetos editoriais, documentários, animações, ilustrações e eventos.

SERVIÇO

Exposição Sociobiodiversidade: Povos, Biomas e Riquezas

Quando? 19 de maio a 18 de junho, de terça a domingo, das 9h às 17h

Onde? Centro de Visitantes do Jardim Botânico de Brasília

Quanto? R$ 2,00 (preço do ingresso para entrada no Jardim Botânico de Brasília)

Mais Informações: exposociobio@gmail.com

Contato para entrevistas:

Maria Düringer Jacques de Lima – 8100-9391