O cd “O Canto dos Mamulengos” é um projeto do grupo Mamulengo Sem Fronteiras e parceiros. Está em processo de gravação e será composto por 11 canções autorais, com a participação de diversos músicos residentes em Brasília e com raízes em vários cantos do Brasil. O álbum é o primeiro registro dedicado exclusivamente à música do mamulengo, recém reconhecido como patrimônio imaterial brasileiro, pelo Iphan. Trará ritmos como forró, baião, bumba meu boi, ciranda e coco. Em breve, mais informações sobre o processo de gravação e o lançamento.

Acompanhe novidades na página do projeto.

capablogpareia
Ilustração: Jô Oliveira

 O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste é memória, é patrimônio, é história. Folguedo popular que nasceu no Nordeste e caminha hoje por terras diversas desse Brasil, é transmitido de geração a geração através de seus personagens, figuras, enredo e musicalidade. Filho da diversidade brasileira, é conhecido de vários jeitos: Mamulengo (DF e PE), Cassimiro Coco (PI, CE e MA), João-Redondo (RN), Babau (PB), Mané-Gostoso (BA) e outros que a gente nem imagina.

Para além da tolda onde vivem bonecos e histórias vindos de São Saruê, na brincadeira do mamulengo é a música que enche o enredo de ludicidade e reforça a interação com o público. Nas trilhas que recheiam o folguedo, executadas ao vivo, músicos brincantes tocam ritmos que também vêm do seio da nossa cultura popular, como o forró, o frevo, baião, coco de embolada e de roda, ciranda, baiano e xote.

Conta-se que na própria construção de Brasília, operários usavam o tempo de folga ou fugiam do trabalho exaustivo para brincar com os bonecos. A chegada desses muitos retirantes fez do Distrito Federal a região com o maior número de mamulengueir@s fora do Nordeste. Por isso, o cd O Canto dos Mamulengos surge para ecoar as canções criadas por esse músicos, brincantes do som que trilham o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste no Cerrado do Brasil.

FICHA TÉCNICA

Coordenação Geral – Rosimar Cedro

Direção Musical – Keijin do Acordeon

Músicos

Keijin – Acordeon

Beirão Neves – Voz, Letras e Violão

Wagner Nascimento – Percussão

Bião Cedro – Percussão

René Bonfim – Voz e Violão

Chicão (Mambembrincantes) – Foto, Voz e Violão

Jorge Augusto – Pandeiro

Isabela Rovo – Voz e Letras

Paulinho Moreno – Violão e Cavaquinho

Chiquinho Lopes – Percussão

Martinha do Coco – Voz

Dillo Daraujo – Guitarra

Cristiane Brandão – Voz e Pífano

Gilvan do Vale – Pandeirões, Onça e Matracas

Victor Batista – Voz e Viola

Alexandre Aden Violões – Voz, Violão e Letras

Adriana Cunha – Voz

Fernando Ramil – Percussão

Gabriel Cedro – Participação Especial

Grupos de Mamulengo – Mamulengo Sem Fronteiras, Mamulengo Fuzuê, Mamulengo Presepada, Cia Pilombetagem e Mamulengo Gratidão

Brincantes Pesquisadores – Thiago de Francisco e Walter Cedro

Técnico de Som – Paulinho Moreno

Estúdio de Gravação – Mastering Estudio

Produção Executiva – Walter Cedro

Produção – Suene Karim

Design – Nara Oliveira (Estúdio Gunga)

Comunicação – Keyane Dias (Pareia Comunicação e Cultura)

.