Projeto oferece vivências de percussão popular e arteterapia para mulheres
Batuqueiras ComVida realizará quatro encontros facilitados pelas integrantes do grupo Batuqueiras e por artistas do DF convidadas. As oficinas são abertas e gratuitas para mulheres a partir de 12 anos
Durante os quatro sábados do mês de maio, o grupo Batuqueiras realizará uma série de oficinas vivenciais para mulheres, voltadas à percussão popular, musicalização, expressão corporal e arteterapia. É o projeto Batuqueiras ComVida, que contará com a facilitação de oficinas e pocket shows com artistas convidadas especiais, como a Mestra Martinha do Coco e a poeta Lília Diniz. As atividades serão realizadas na Casa Kaluanã, no Mercado Sul de Taguatinga. Podem participar mulheres cis e trans de todo o DF, a partir dos 12 anos. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até o dia 05 de maio, com vagas limitadas.
Batuqueiras ComVida foi realizado pela primeira vez em 2016, na Ocupação Cultural Mercado Sul Vive, reunindo mais de 100 participantes. Em 2023, com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), a iniciativa retorna em um formato mais amplo, com oficinas facilitadas pelas mulheres do grupo Batuqueiras (Fernanda Rosa, Layza Christiane, Lirys Catharina, Mirella Dias e Tay Estrela) junto a sete artistas convidadas que também protagonizam trabalhos de empoderamento feminino no Distrito Federal: Mestra Martinha do Coco, Lília Diniz, Thabata Lorena, Luciana Meireles, Shaira, Maísa Arantes e Mariana Vasconcelos.
No formato atual, serão realizadas oficinas vivenciais de percussão popular integradas a vivências de arteterapia transmitidas através da oralidade, percorrendo ritmos como maracatu, coco e ciranda. A ideia central é promover o autoconhecimento, a autoestima e o empoderamento de mulheres periféricas. A metodologia dos encontros inclui rodas de conversa e acolhimento, meditações, estudos sobre divisão e células rítmicas, toques de tambores e de diferentes instrumentos percussivos, exercícios de expressão corporal, vocal e teatral. Ao final da cada oficina, serão realizados pockets shows com o grupo Batuqueiras e as artistas convidadas.
“Com este projeto, buscamos oferecer um espaço seguro e inspirador para trocas, empoderamento e descobertas pessoais entre mulheres por meio da musicalidade percussiva e de práticas terapêuticas e artísticas. Queremos compartilhar recursos para o empoderamento feminino através de canções populares que resgatam a beleza, a força e a importância da mulher na sociedade, além de estimular a solidariedade e o trabalho conjunto entre as mulheres”, afirma Tay Estrela, terapeuta, professora, artista integrante do grupo Batuqueiras e proponente do projeto.
Acessibilidade e Sororidade
As integrantes do grupo Batuqueiras vivenciam, há anos, mudanças significativas em suas práticas e histórias de vida através da arte dos tambores e da percussão. De forma a multiplicar e acessibilizar essas experiências com novas mulheres, o projeto Batuqueiras ComVida oferece um espaço pedagógico, brincante e seguro para acolher os filhos e filhas das participantes, durante o horário das oficinas. As atividades de recreação serão realizadas em parceria com o grupo Largo Sorriso – Brincadeiras e Tradições. São oferecidas 15 vagas por oficina, voltadas a crianças entre 3 e 11 anos. Todos os quatro encontros também terão interpretação em Libras para mulheres e/ou crianças com deficiência auditiva.
Sobre as Batuqueiras
Grupo percussivo formado por mulheres artistas, percussionistas, mães, pesquisadoras e brincantes da cultura popular afro-brasileira. A trajetória de cada uma das artistas é irmanada pela vontade de fazer música e espalhar arte e beleza pelo DF, o Brasil e o mundo. A musicalidade do grupo é firmada na vivência e nos aprendizados junto a mestras e mestres de maracatu, coco de roda, ciranda e outras formas de expressão culturais e percussivas. Batuqueiras foi formado em 2014, na cidade de Taguatinga (DF). Atualmente, é composto pelas artistas Fernanda Rosa, Layza Almeida, Lirys Catharina, Mirella Dias e Tay Estrela.
PROGRAMAÇÃO
1º Encontro – 06/05
14h às 16h: Oficina Vivencial Expressão Básica – com Batuqueiras e Shaira
16h às 18h: Oficina Vivencial Expressão Criativa – com Batuqueiras e Luciana Meireles
2º Encontro – 13/05
14h às 16h: Oficina Vivencial Expressão Solar – com Batuqueiras e Lília Diniz
16h às 18h: Oficina Vivencial Expressão Viva – com Batuqueiras e Thabata Lorena
3º Encontro – 20/05
14h às 16h: Oficina Vivencial Expressão Vocal – com Batuqueiras e Maísa Arantes
16h às 18h: Oficina Vivencial Expressão Plena – com Batuqueiras e Mariana Vasconcelos
4º Encontro – 27/05
15h às 17h: Oficina Vivencial Expressão Total – com Batuqueiras e Mestra Martinha do Coco
SERVIÇO
Batuqueiras ComVida 2023 – Oficinas Vivenciais para Mulheres
QUANDO: nas tardes de sábado do mês de maio
ONDE: Casa Kaluanã – Mercado Sul de Taguatinga (QSB 12/13)
PÚBLICO: mulheres cis e trans de todo o DF (a partir de 12 anos)
ENTRADA: franca mediante inscrição prévia
ACESSIBILIDADE: Interpretação em Libras + Espaço Curumim (para crianças de 3 a 11 anos)
INSCRIÇÕES: no link da bio @batuqueiras
INFORMAÇÕES: 61 9.9664.8970 (Lela) ou batuqueiras@gmail.com
FICHA TÉCNICA
Coordenação geral: Tay Estrela
Produção executiva: Mirella Dias (Tomada Conexões Artísticas)
Assistentes de produção: Carol Cortez e Mafê Oliveira
Batuqueiras e oficineiras: Fernanda Rosa, Layza Cristiane, Lirys Catharina, Mirella Dias e Tay Estrela
Artistas convidadas: Lília Diniz, Luciana Meireles, Maisa Arantes, Mariana Vasconcelos, Mestra Martinha do Coco, Shaira e Thabata Lorena
Interpretação em Libras: Nega Juju
Monitores infantis: Largo Sorriso
Designer: Nara Oliveira (Estúdio Gunga)
Assessoria de Imprensa e Comunicação: Davi Mello e Keyane Dias (Pareia)
Fotografia: Alice Lira (Cinese) e Joanna Hofmann
Produção Audiovisual: Alice Lira (Cinese)
Apoio: Casa Kaluanã