Mestre Zé do Pife, Mestra Martinha do Coco e Pitoco de Bambu tocam juntos no Paranoá
O encontro contará com roda de prosa e pocket show, ocupando a Casa de Cultura Martinha do Coco. A entrada é franca.
O pernambucano Mestre Zé do Pife, que por anos morou no Distrito Federal iniciando dezenas de tocadores e tocadoras brincantes, está de volta à capital neste mês de setembro. No dia 29, ele participa de uma roda de prosa e de um pocket show na Casa de Cultura Martinha do Coco, na Quadra 28 do Paranoá. O encontro começa às 16h e segue até às 18h, com entrada franca e participação especial da anfitriã da casa, a Mestra Martinha do Coco.
O evento é promovido pelo grupo Pitoco de Bambu, formado por quatro aprendizes do Mestre Seu Zé: Caroline Moreira, Davi Mello, Natália Honorato e Raíssa Oliveira. A roda de conversa irá abordar a importância da valorização dos mestres e mestras da cultura popular e a continuidade das tradições orais entre as novas gerações. Durante a ação, serão sorteados pifes e exemplares do livro “O Tocador e o Tempo – uma homenagem ao Mestre Zé do Pife”.
Durante 40 anos, Zé do Pife viveu no Distrito Federal, se consagrando como mestre da cultura popular dedicado à difusão do pífano (flauta tradicional feita de bambu) e das chamadas bandas cabaçais. Em 2020, retornou à sua terra natal, São José do Egito (PE), onde mora atualmente. Esta nova passagem por Brasília é realizada com recursos do Programa Conexão Cultura DF para promover a participação do mestre no projeto O Pife do Distrito Federal. O evento na Casa de Cultura Martinha do Coco é uma ação de contrapartida.
SERVIÇO
Mestre Zé do Pife e Pitoco de Bambu na Casa de Cultura Martinha do Coco
Quando: 29 de setembro (domingo)
Horário: 16h às 18h
Onde: Casa de Cultura Martinha do Coco – Quadra 28 do Paranoá
Entrada: Franca
Classificação: Livre
Redes sociais: @pitocodebambu
.