Projeto promovido pelo artista brasiliense Jun, acontece no mês de setembro, passando pelo Espaço Cultural Renato Russo, Mercado Sul e Casa de Cultura Popular Martinha do Coco

Foto: Marina Guedes


Entre 07 e 29 de setembro, o projeto Luziê é Festa de Sereia vai encher o Distrito Federal de ritmos e encantarias. Circulando por três RAs, a iniciativa vai oferecer espetáculos e oficinas para promover as danças e musicalidade populares e a cultura do agbê, instrumento de origem africana presente em diversas tradições culturais do Brasil. Idealizado pelu artista Jun, do grupo Sereia Luzia da Estrela Molhada, o projeto vai passar pelo Espaço Cultural Renato Russo (Asa Sul), Mercado Sul de Taguatinga e Casa de Cultura Popular Martinha do Coco (Paranoá).

Luziê é Festa de Sereia é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF). Em preparação há alguns meses, o projeto inclui a realização de duas oficinas e a estreia do novo espetáculo do grupo Sereia Luzia da Estrela Molhada: ‘Luziê é Festa de Sereia Velha’. A apresentação conta com uma trupe de artistas que prometem encantar o público com performances cerratenses, reverenciando expressões da nossa cultura popular, como a dança, a música, o teatro e o agbê.

Nas oficinas integrantes do projeto, o público poderá vivenciar os fundamentos utilizados pelo grupo na construção de seu novo espetáculo. Jun Cascaes irá mediar a oficina ‘Sereiada – Agbê e Dança Invisivel’. Já a oficina ‘Sotaques do Corpo Brasileiro’ será facilitada pelo dançarino e brincante pernambucano Alisson Lima.

Acessibilidade
Todas as apresentações e oficinas terão tradução simultânea em Libras. As oficinas também contarão com monitor para acompanhamento de pessoas com deficiência visual. O espetáculo do dia 08 terá audiodescrição.


PROGRAMAÇÃO

Espetáculo Luziê é Festa de Sereia Velha
07/09 (sab) – 20h: Espaço Cultural Renato Russo – Asa Sul
08/09 (dom) – 19h: Espaço Cultural Renato Russo – Asa Sul
15/09 (dom) – 16h: Casa de Cultura Popular Martinha do Coco – Paranoá
28/09 (sab) – 20h: Mercado Sul – Taguatinga

Oficinas
08/09 (dom) – 10h: Sotaques do Corpo Brasileiro, com Alisson Lima – Espaço Cultural Renato Russo
14/09 (sab) – 10h: Sereiada – Agbê e Dança Invisível, com Jun Cascaes – Casa de Cultura Popular Martinha do Coco
29/09 (dom) – 10h: Sereiada – Agbê e Dança Invisível, com Jun Cascaes – Mercado Sul de Taguatinga


SOBRE AS AÇÕES

Espetáculo Luziê é Festa de Sereia Velha
O novo espetáculo do grupo Sereia Luzia da Estrela Molhada abre a roda para mais um colhimento de lágrimas! Dessa vez, a Sereia vem guarnecida de suas mais velhas, celebrando a abrição de caminhos. Apresenta músicas autorais e figuras da mitologia de Luzia, em um espetáculo para dançar e brincar junte, com um convite especial para os vovôs e vovós.

Oficina ‘Sereiada – Agbê e Dança Invisível’ (com Jun Cascaes)
A Sereiada é o brinquedo onde os fundamentos da pesquisa de Jun são vivenciados em grupo, com toques, dança, mitologia e entendimentos sobre a cultura popular do país e da cidade. Propõe uma relação ímpar com o Agbê, na integração, presença, improviso e repertório, até os invisíveis pulsados em 20 anos de mergulho junto a uma grande comunidade de sereies formades por aí.

Oficina ‘Sotaques do Corpo Brasileiro – Buscando seu Movimento na Dança’ (com Alisson Lima)
As danças populares brasileiras têm em sua formação influências das matrizes africana, indígena e portuguesa. Os diferentes ritmos, passos, posturas e manobras coreográficas compõem a gestualidade e os sotaques destes corpos dançantes. O objetivo desta oficina é proporcionar aos participantes o contato com manifestações populares brasileiras através da dança e da música, a partir de sonoridades extraídas do próprio corpo. Bailarino, professor de dança e músico, Alisson Lima iniciou sua carreira artística em Recife aos 14 anos de idade, tendo vivências em danças de matrizes populares e capoeira. É hoje uma grande referência da arte popular brasileira, atuando diversa e amplamente no cenário do país. Alisson atuou na preparação corporal do elenco do espetáculo ‘Luziê’.


QUEM FAZ A BRINCADEIRA
O grupo Sereia Luzia da Estrela Molhada é dirigido pelu artista brasiliense Jun, que comemora 20 anos de pesquisa e criação com o instrumento Agbê. Os fundamentos dessa brincadeira têm reverência e referência na cultura popular brasileira original e na trajetória du artista na arte do movimento. A pesquisa de Jun é de relevante contribuição na identidade cultural da cidade e do país e na guarnição da sabedoria das cabaças nesse fio do tempo.


SERVIÇO
Luziê é Festa de Sereia – estreia de espetáculo e oficinas
Quando: 07 a 29 de setembro
Onde: Espaço Cultural Renato Russo (Asa Sul), Mercado Sul (Taguatinga) e Casa de Cultura Popular Martinha do Coco (Paranoá).
Quanto: Gratuito
Classificação: Livre
Mais informações: @sereialuziadaestrelamolhada