Projeto desenvolvido pelo fotógrafo Davi Mello será lançado no dia 23 de julho, no Espaço Cultural Renato Russo, com visitação aberta até agosto.

Davi Mello. Foto: Lidi Leão


Com 62 anos de fundação, o Distrito Federal acolhe uma infinidade de formas de expressão culturais perpetuadas por mestres(as) de tradição oral de distintas origens e por brincantes das novas gerações. É mergulhado neste universo que o fotógrafo Davi Mello lança a exposição fotográfica PAREIADA – Memórias Brincantes das Culturas Populares do Distrito Federal. O lançamento acontece no próximo dia 23 de julho (sábado), a partir das 15h, no Espaço Cultural Renato Russo, com palestra, roda de conversa entre artistas brincantes registrados na exposição e show com a banda As Fulô do Cerrado. Depois, a exposição fica aberta para visitação até o final do mês de agosto, sempre de terça a domingo. Toda a programação tem entrada franca e livre.

Produzida a partir do olhar sedento por encantamento do fotógrafo, cordelista e comunicador brasiliense Davi Mello, a exposição PAREIADA apresenta memórias brincantes das culturas populares viventes por todo o Distrito Federal. Do Bumba Meu Boi de Seu Teodoro às Fulô do Cerrado, o projeto vai na contramão do senso comum, que diz que o DF não tem tradições culturais, para celebrar a nossa amalgada identidade, tão marcada pelos encontros. Aqui, folias e modos de vida do sertão goiano e mineiro se intercruzaram às formas de expressão herdadas dos migrantes nordestinos que ergueram a capital e ao sotaque próprio que os filhos e filhas nascidos no “quadradinho” vão aos poucos firmando.

A exposição tem como base o conceito de Patrimônio Imaterial e busca salvaguardar parte da memória cultural do DF. São 30 fotografias costuradas por estrofes de cordel escritas por Davi Mello e pela também comunicadora e cordelista Keyane Dias. Os registros foram realizados nos últimos seis anos, a partir da convivência, amizade e pesquisa imagética de Davi junto a grupos, artistas e mestres(as) brincantes. É também um desdobramento dos trabalhos realizados na Pareia Comunicação e Cultura, agência de comunicação criada em 2014, com o objetivo de divulgar as culturas populares do DF.

“Essa exposição representa um entendimento e uma compreensão do que eu faço, dessa vida que se mistura com o trabalho de forma amorosa. É um resultado material, mas ao mesmo tempo subjetivo, que me faz ver a dimensão desses mais de 10 anos atuando com comunicação e cultura popular. Começo a entender a importância disso para os mestres e mestras, para os brincantes e para as pessoas que, muitas vezes, descobrem a cultura popular através do nosso trabalho”, comenta Davi Mello.

Pareiada é organizada em seis eixos temáticos, que revelam a diversidades de saberes, fazeres e formas de expressão culturais produzidas no DF: Terra de São Saruê, com a arte de bonequeiros(as) que botam mamulengo; Coisa de Poeta Cantador(a), com cordelistas e poetas populares; Terreirada, com batuques, rodas e encantarias afro-brasileiras; A Brincadeira Já Vai Começar, com a arte da palhaçaria e do circo; Sala de Reboco, com forrós sanfonados e rabecados; e “Banda de Pife não Pode Acabar”, com grupos que ressoam ventoinhas inspiradas em Mestre Zé do Pife e outros pifeiros(as) do Brasil.


Lançamento: roda de conversa e celebração
Buscando aprofundar nas temáticas evocadas na exposição, o lançamento de Pareiada abre com a palestra “Memórias brincantes das culturas populares do Distrito Federal”, onde Davi Mello compartilha experiências vivenciadas enquanto fotógrafo brincante. Logo em seguida, será realizada a roda de conversa “Fotografia nas culturas populares: do visível ao invisível”, com mediação da comunicadora e poeta Keyane Dias e participação de artistas brincantes fotografados na exposição: Chico Simões (Mamulengo Presepada), Lyris Catharina (Zenga Baque Angola), Fabíola Resende (Vereda dos Mamulengos), Apoena Machado (Jongo do Cerrado) e Maísa Arantes (Rebeca Sertaneja). Para finalizar o lançamento no espírito das nossas culturas populares, será realizado show de celebração com a banda As Fulô do Cerrado, regado a baião, frevo e xote.


Exposição virtual
Além do formato presencial lançado no Espaço Cultural Renato Russo, a exposição PAREIADA estará disponível no formato virtual, através do site www.pareiada.com.br. A ideia é potencializar ainda mais a divulgação da cultura popular do DF para públicos de todo o Brasil e do mundo. Na página, além das fotografias e dos versos em cordel que acompanham cada foto, haverá textos no formato de release sobre a trajetória de cada um dos grupos e artistas brincantes registrados. São histórias que atravessam a própria história da construção de Brasília e da ocupação e surgimento das diversas regiões administrativas que compõem o DF. O site também será lançado no dia 23 de julho.


O fotógrafo
Cerratense nascido em Brasília, Davi Mello é comunicador formado pela vida e pela UnB. É aprendiz, pesquisador e amante das culturas populares brasileiras, onde mantém laços de amizade e aprendizado com brincantes e mestres de tradição oral. Há mais de 10 anos atua como fotógrafo, realizador audiovisual e assessor de imprensa. Em 2014, cofundou a Pareia Comunicação e Cultura, firmando sua missão de comunicar com encantamento. Para além, brinca com pifes, batuques e principalmente com a poesia popular, publicando poesias em folhetos de cordel.


PROGRAMAÇÃO DE LANÇAMENTO

15h: Palestra de abertura com Davi Mello: “Memórias brincantes das culturas populares do Distrito Federal”

15h15: Roda de conversa “Fotografia nas culturas populares: do visível ao invisível”
– Com Davi Mello e convidados: Chico Simões (Mamulengo Presepada), Lyris Catharina (Zenga Baque Angola), Fabíola Resende (Vereda dos Mamulengos), Apoena Machado (Jongo do Cerrado) e Maísa Arantes (Rebeca Sertaneja)
– Mediação: Keyane Dias

17h: Show de As Fulô do Cerrado + abertura da exposição


SERVIÇO
Lançamento – Exposição Fotográfica PAREIADA

Quando: 23 de julho (sábado), de 15h às 18h
Onde: Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
Visitação: até 23 de agosto – de terça a domingo, das 9h às 22h
Entrada: franca e classificação indicativa livre
Exposição virtual (a partir do dia 23 de julho): www.pareiada.com.br
Informações: www.pareiacomunicacao.com.br
Redes: @pareiacomunicacao – www.instagram.com/pareiacomunicacao


FICHA TÉCNICA
Fotos autorais: Davi Mello
Coordenação geral e curadoria: Davi Mello
Produção executiva: Mirella Dias (Tomada Conexões Artísticas)
Assistente de produção: Getúlio Magalhães (Tomada Conexões Artísticas)
Cenografia e montagem: Thais Sampaio
Assessoria de Comunicação: Pareia Comunicação e Cultura
Redação editorial: Keyane Dias
Versos em cordel: Keyane Dias e Davi Mello
Designer gráfico: Nara Oliveira (Estúdio Gunga)
Web designer: Farid Abdelnour (Estúdio Gunga)
Show de abertura no lançamento da exposição: As Fulô do Cerrado
Técnico de som no lançamento: Lemar Rezende
Cobertura fotográfica no lançamento: Tatiana Reis
Interpretação em Libras no lançamento: Thalita Araújo e Lenilson da Costa (Maleta Cultural)
.
.
.