Jung Laing é a nova criação da Cia Cara de Palco. Circulação do espetáculo vai passar por Olhos d´Água, Abadiânia, Valparaíso, Santo Antônio do Descoberto e Corumbá de Goiás

Foto: Elise Milani


Em junho e julho de 2024, a Cia Cara de Palco estreia o espetáculo Jung Laing. A peça vai circular por cinco cidades do interior de Goiás localizadas no Entorno do DF, abordando temas sobre transtornos e profundidades da mente humana. As apresentações passarão pela Vila de Olhos d´Água, Abadiânia, Pirenópolis, Santo Antônio do Descoberto e Corumbá de Goiás.

Em Jung Laing, o protagonista é um filho com Espectro do Transtorno de Personalidade Múltipla, nascido da violência doméstica e concebido a partir de um aborto. Sua mãe passa a criá-lo dentro de sua mente, alimentando-o com ódio e, algumas vezes, “incorporando-o”, permitindo que ele “realize” alguns de seus desejos, como o de matar. Um espetáculo profundo, que utiliza a linguagem artística para tocar em temas que atravessam a nossa sociedade.

Além das apresentações, o projeto realizará três Oficinas Formativas de Palhaçaria na Vila de Olhos d’Água, em Santo Antônio do Descoberto e em Corumbá de Goiás.


Sobre o espetáculo e suas profundidades

O texto, de Marcio Rodrigues, surgiu a partir de um episódio ocorrido na casa de amigos, onde a mãe, que tem um filho com o Transtorno do Espectro Autista – TEA e um quadro evolutivo para a esquizofrenia, ao deitar-se, tem o cuidado de recolher todos os talheres, facas, garfos, tudo que pudesse se transformar em uma arma letal. A partir desse real episódio, foi criado um lugar fictício chamado Povoado, onde a tradição masculina é levada ao pé da letra, onde a mulher, para fazer qualquer coisa que seja, tem que ter a permissão do marido, inclusive para engravidar.

Jung Laing é um flash-back, tendo como cenário um quarto infantil. Narra a história de Yung Laing na infância e adolescência. A personagem ouve vozes e são essas vozes que a levam à relativa consciência de que ela e o filho são as mesmas pessoas.

A montagem oferece várias discussões atuais, como o machismo que vem a séculos assassinando mulheres. Até mesmo hoje, com múltiplas entidades sociais de combate ao feminicídio e com as recentes leis aprovadas, como a Lei Maria da Penha, ainda não se consegue inibir a selvageria conduzida pelo machismo. Até onde a saúde mental da mulher suporta ser maltratada? E se ela não recebe apoio nem do núcleo familiar, o que fazer? E os filhos? As perguntas são muitas e as respostas são poucas. É preciso que a sociedade intervenha ainda mais, é necessário que o Estado intervenha e faça valer a lei para que não tenhamos tantos filhos órfãos de mães.


PROGRAMAÇÃO

01/06 – 20h: Núcleo de Arte de Cultura de Goiás (NACO) – Olhos d’Água
– 15/06 – 20h: Abadiânia
– 22/06 – 20h: Cine Teatro Esmeralda – Corumbá de Goiás
– 06/07 – 20h: Centro Cultural de Santo Antônio do Descoberto
– 13/07 – 20h: Valparaíso de Goiás


SERVIÇO
Espetáculo Jung Lang – Circulação de Estreia

Quando: de 06 de junho a 17 de julho de 2024
Onde: Vila de Olhos d´Água, Abadiânia, Valparaíso, Santo Antônio do Descoberto e Corumbá de Goiás
Quanto: Gratuito
Informações: 61 9.9999.0366


FICHA TÉCNICA

Produção: Revacy Moreira
Diretor: Márcio Rodrigues
Atriz: Revacy Moreira
Luz: Sergio Vianna
Cenário: Miltinho Alves
Oficineiro: Miltinho Alves
Libras: Kico Nunes
Assessoria de comunicação: Davi Mello (Pareia)
Fotografia: Elise Milani