Dia Nacional do Samba têm celebração garantida no Tardezinha
A quinta edição do Festival Tardezinha do Samba realiza três dias de festa na Casa do Cantador, em Ceilândia, com programação para todas as idades
Após as ações pautadas pelo Dia da Consciência Negra, a quinta edição do Festival Tardezinha do Samba retorna à cena nos dias 2, 3 e 4 de dezembro. Tradicionalmente realizado na Casa do Cantador, em Ceilândia, o evento é aberto ao público com entrada franca e com atrações para todas as idades. No primeiro fim de semana de dezembro, o festival comemora o Dia Nacional do Samba, oficializado no dia 2, reunindo sambistas, artistas de diversas linguagens e pensadores negros do Distrito Federal, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Para abrir os trabalhos na sexta-feira (2), Dia Nacional do Samba, a Casa do Cantador vai se transformar em um típico botequim carioca: o “Botequim do Tardezinha”. A programação começa às 20h, com um bate-papo descontraído sobre a história do samba e do choro no DF, com mediação de Renata Jambeiro, roteiro de Juliana Silva e a presença de Vagareza, Pedro Molusco, Breno Alves, Teresa Lopes, Cris Pereira, Cadete do Samba, Paulo Córdova e Tia Edênia. A partir das 21h15, a festa segue com pocket shows de Marquinhos Benon, Dhi Ribeiro, Dj Kashu e Rafinha Bravoz.
No sábado e domingo (3 e 4/12), o festival realiza um autêntico almoço comunitário afro-brasileiro, a partir do meio-dia, com roda de samba e feijoada conduzidas pelos coletivos ceilandenses Samba na Comunidade e Samba da Guariba. Haverá também exibição de vídeos e documentários. Das 14h às 18h, a criançada tem espaço garantido para se divertir no “Sambrincante”, uma estação de lazer com jogos de rua e brincadeiras populares. E das 16h às 21h, expositores diversos e editoras independentes comercializam produtos criativos na Feira de Arte e Artesanato.
Das 15h em diante, a programação musical do fim de semana segue para o palco. Na tarde de sábado, após a feijoada com o coletivo Samba na Comunidade, se apresentam Felipe Victório, Karla Sangaleti, Nenel Vidal e Dudu. O line up da noite esquenta com a poesia de Nego Pac e segue com shows de Márcio Marinho & Choro no Eixo, Kika Ribeiro, Marcelo Café e DJ Palito nos intervalos. Às 22h, o Tardezinha do Samba recebe o músico e compositor carioca Moacyr Luz, que apresenta parte dos seus 30 anos de carreira junto aos brasilienses do 7naRoda. Às 23h, quem fecha a noite é o Samba Urgente, tendo como convidado especial o sambista mineiro Moyseis Marques.
No domingo, ao meio-dia, a feijoada é ao som do coletivo ceilandense Samba da Guariba. A partir das 15h, a tarde segue com Tyayro, Banda Patacorí, Sem Chorumelas e poesia com Dudu Mano. As atrações da noite iniciam às 18h, com show das sambistas do grupo Elas que Toquem, seguido de Carol Nogueira e do cantor carioca Serginho Meriti. Nos intervalos, DJ Kazuza mantém a cadência da festa. Para encerrar toda a programação, às 21h, o grupo brasiliense 7naRoda entra no palco junto ao cantor carioca convidado João Cavalcanti.
Histórico do Festival
Idealizado pelo músico Marcelo Café, em 2018, e realizado pela ArteCei Produções, o Tardezinha do Samba é o principal festival do gênero promovido em Ceilândia e no Distrito Federal. O projeto ocupa sempre a Casa do Cantador, espaço que é referência histórica para a cultura popular do DF. Protagonizado por agentes culturais negros e periféricos, reúne sambistas, artistas de variadas linguagens e pensadores afro-brasileiros, com destaque para as culturas do samba, do choro e do charme.
Entre shows, prosas e atividades formativas, nomes consagrados e novos talentos se encontram no Tardezinha, oportunizando o lançamento de trabalhos e a consolidação das rodas de samba e dos bailes de charme que sempre marcaram os finais de semana em Ceilândia. Durante a pandemia, o projeto realizou duas edições online (2020 e 2021). Esta quinta edição conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.
PROGRAMAÇÃO
02 de dezembro (sexta)
Butiquim do Tardezinha
Bate-papo
20h às 21h30: A História do Samba e do Choro no DF
– Com: Vagareza, Pedro Molusco, Breno Alves, Teresa Lopes, Cris Pereira, Cadete do Samba, Paulo Córdova e Tia Edênia
– Mediação: Renata Jambeiro
– Roteiro: Juliana Silva
Pocket Shows
21h15: Rafinha Bravoz (poesia)
21h30: Marquinhos Benon
22h30: Dhi Ribeiro
– Intervalos com Dj Kashuu
03 de dezembro (sábado)
12h: Samba na Comunidade (roda de samba) + Feijoada
15h: Felipe Victório
16h: Karla Sangaleti
17h: Nenel Vida
18h: Dudu
18h45: Nego Pac (poesia)
19h: Márcio Marinho & Choro no Eixo
20h: Kika Ribeiro
21h: Marcelo Café
22h: Moacyr Luz feat 7naRoda
23h: Samba Urgente feat Moyseis Marques
– Intervalos com DJ Palito
04 de dezembro (domingo)
12h: Samba da Guariba (roda de samba) + Feijoada
15h: Tyayro
16h: Banda Patacorí
17h: Sem Chorumelas
17h45: Dudu Mano (poesia)
18h: Elas que Toquem
19h: Carol Nogueira
20h: Serginho Meriti feat 7naRoda
21h: 7naRoda feat João Cavalcanti
– Intervalos com DJ Kazuza
03 e 04 de dezembro (sábado e domingo)
12h às 14h: Cine Samba – exibição de documentários, vídeos e curtas-metragem
14h às 18h: Sambrincante – estação de lazer com jogos de rua e brincadeiras populares
16h às 21h: Feira de Arte e Artesanato – expositores diversos e editoras independentes
SERVIÇO
Festival Tardezinha do Samba – 5ª edição
QUANDO: 2, 3 e 4 de dezembro
ONDE: Casa do Cantador – Ceilândia (DF)
ENTRADA: franca
CLASSIFICAÇÃO: livre
REDES: @tardezinhadosambacei/
INFOS: 61 9.8629-2171