Cia Os Buriti promove o 1º Encontro de Artistas Educadores de Brasília
De 20 a 23 de maio, a Cia Os Buriti promove o 1º Encontro de Artistas Educadores de Brasília. O evento busca promover a troca de experiências entre artistas, estudantes de licenciatura em artes, educadores e público interessado no tema. Em formato itinerante, os participantes irão percorrer, em um ônibus, quatro cidades do DF e vivenciar metodologias e práticas de referência em arte-educação, apresentadas por seis grupos artísticos nacionais.
Foram selecionados, via convocatória realizada em maio, 23 estudantes de licenciatura em artes que participarão da imersão do Encontro. A abertura da programação acontece no dia 20 (domingo), às 16h, no Auditório da Biblioteca Nacional, com apresentação artística da Cia Carroça de Mamulengos, um dos grupos convidados. De 21 a 23, o evento segue em caravana pelas cidades de Brazlândia, Samambaia, Riacho Fundo I e Recanto das Emas.
A programação de cada cidade será composta por atividades abertas a todo o público e atividades exclusivas para os estudantes selecionados. A programação inclui palestras em espaços culturais e oficinas em escolas públicas para aplicação das metodologias de arte-educação apresentadas pelos grupos culturais convidados. Após as oficinas, a Cia Os Buriti irá mediar um bate-papo envolvendo todos os participantes da imersão e a comunidade escolar.
Grupos nacionais convidados
Os grupos convidados representam diferentes linguagens artísticas e metodologias de arte-educação, de forma a compartilhar experiências abrangentes. De Brasília, participam a Cia Os Buriti, com 22 anos de trabalho artístico voltado para a infância; a Cia Lumiato, com 10 anos de estrada voltada ao teatro de formas animadas; e Deborah Dodd, dançarina e artista cênica com vasta experiência em projetos de dança educação.
De Curitiba, vem Nélio Spréa, representante da Casa de Soluções Culturais e Educacionais Parabolé. Representando a cia itinerante Carroça de Mamulengos, participam Maria Gomide, à frente do Centro de Artes do Cariri (CE), e Schirley França, atriz fundadora da Carroça, que em 2017 completou 40 anos de carreira. Do Rio de Janeiro, a convidada é Erika Rettl, do Grupo Teatral Moitará, que há 30 anos desenvolve pesquisa voltada ao trabalho do ator e a função da máscara teatral.
Histórico
Este encontro é um desdobramento da Caravana Buriti Arte Educação na Estrada, realizada desde 2010 pela Cia Os Buriti. Um projeto de itinerância educacional e artística que se propõe a desenvolver e difundir metodologias em arte-educação que possam inspirar professores e despertar o interesse das crianças pelas artes, bem como fomentar processos criativos no amplo exercício da cidadania.
O 1º Encontro de Artistas Educadores de Brasília integra projeto da Cia Os Buriti contemplado pelo edital de Manutenção de Grupos e Espaços do Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal (FAC-DF).
Os Buriti
A companhia Os Buriti foi criada em 1995 e dedica-se a montar espetáculos para todas as idades fundindo diferentes linguagens artísticas. Fundada por Eliana Carneiro, é composta por sua filha, Naira Carneiro, e pelos músicos Daniel Pitanga, Jorge Brasil, André Togni, Carlos Frazão, Marília Carvalho e Diogo Vanelli. A Cia Os Buriti já montou mais de 10 espetáculos autorais e também realiza projetos e pesquisas em arte educação. Sediado em Brasília, o grupo já se apresentou por diversas cidades brasileiras e também no exterior (Portugal, Espanha, Alemanha, Áustria, França, Itália, Grécia e Índia) participando de festivais e encontros de teatro, dança e música.
SERVIÇO
1º Encontro de Artistas Educadores de Brasília
QUANDO: de 20 a 23 de maio
ONDE: Brasília, Brazlândia, Samambaia, Riacho Fundo I e Recanto das Emas.
ENTRADA: Franca
INFORMAÇÕES: 61 9.9177.6393
DETALHES: www.osburiti.com.br/1o-
PROGRAMAÇÃO
20 de maio (domingo)
Local: Auditório da Biblioteca Nacional
Aberto ao público
-
16h – Recepção e cadastro dos participantes
-
16h30 – Abertura do Encontro com fala dos artistas convidados
-
18h – Apresentação artística com Maria Gomide e Ana Gomide (Cia Carroça de Mamulengos)
21 de maio (segunda)
Local: Polo de Cultura de Brazlândia
Aberto ao público
-
09h30 – Palestra com Deborah Dodd
-
10h30 – Palestra com Maria Gomide e Schirley França (Cia Carroça de Mamulengos)
Fechado para a equipe de imersão
Local: Polo de Cultura de Brazlândia
-
13h30 às 14h30 – Oficina Dança, Natureza e o Conhecer em Movimento (Deborah Dodd)
-
15h às 16h30 – Oficina Casa de mãe, escola de filhos (Carroça de Mamulengos)
-
16h30 às 17h30 – Bate-papo com os grupos
22 de maio (terça)
Local: Espaço Imaginário Cultural – Samambaia
Aberto ao público
-
09h30 – Palestra com Eliana Carneiro, Naira Carneiro, Daniel Pitanga, Carlos Frazão (Cia Os Buriti)
-
10h30 – Palestra com Nélio Spréa (Parabolé)
Fechado para a equipe de imersão
Local: Escola Classe 501 de Samambaia
-
13h30 às 15h – Oficina Varal de Histórias (Cia Os Buriti)
-
15h30 às 16h30 – Oficina Voz, mão, criança e criação (Parabolé)
-
16h30 às 17h30 – Bate-papo com os grupos
23 de maio (quarta)
Local: Espaço Cultural Sagrado Riso – Riacho Fundo I / Recanto das Emas
Aberto ao público
-
09h30 – Palestra com Soledad Garcia e Thiago Bresani (Cia Lumiato)
-
10h30 – Palestra com Erika Rettl (Grupo Teatral Moitará)
Fechado para a equipe de imersão
Local: CEM 111 Recanto das Emas
-
13h15 às 15h00 – Oficina A Máscara na Energia do Ator (Grupo Teatral Moitará)
-
15h30 às 17h15 – Oficina A Sombra: princípios básicos para seu uso na cena teatral (Cia Lumiato)
-
17h15 às 18h – Bate-papo com os grupos