Artistas de Alexânia e Olhos d’Água (GO) estreiam espetáculo comunitário de teatro de rua
A montagem foi desenvolvida durante um ciclo formativo realizado junto à comunidade local. Estreia passará por quatro espaços públicos da região
O projeto Olhos D’água em Cena estreia, neste mês de junho, o espetáculo inédito ‘O circo da Dona Zefinha apresenta: Malas do tempo’. A montagem foi desenvolvida com a participação de atores locais da Vila de Olhos d’Água, com direção de Sebastian Marques e dramaturgia de Romualdo Lisboa. As sessões de estreia serão realizadas nos dias 22, 26, 28 e 30 de junho, ocupando espaços públicos da Vila e também de Alexânia. A entrada é franca.
Montado na linguagem do teatro de rua, o espetáculo é um desdobramento do ciclo formativo do projeto Olhos D’Água em Cena, realizado durante os meses de maio e junho na Vila de Olhos d’Água. Com a facilitação de artistas convidados de Goiás, Distrito Federal e Bahia, foram oferecidas à comunidade oficinas nas áreas de Palhaçaria, Criação e Confecção de Máscaras Cênicas, Montagem de Teatro de Rua, Figurino e Deslocamentos – Convergências e Divergências Migratórias.
A peça ‘O circo da Dona Zefinha apresenta: Malas do tempo’ narra uma história que não cabe no mundo, carregada em uma mala. O espetáculo estreia no dia 22 (sábado), na Feira de Olhos D’Água, às 9h30. No dia 26 (quarta), ocupa a Escola Geminiano Ferreira de Queiroz. Depois, segue para Alexânia, com sessão no Lar dos Bem Vividos, no dia 28 (sexta). O fechamento acontece no último domingo do mês, dia 30, a partir das 11h, no Mercado Municipal de Alexânia.
Além de contribuir com a formação de novos artistas e de novos públicos, o desenvolvimento do espetáculo buscou promover a integração comunitária a partir da cultura, da percepção estética e da criatividade. “Penso que a maior experiência do projeto, sobretudo quando se fala em teatro de rua, é a sensação de estarmos vivos e atuantes em tempos sombrios e de guerra, sem perder a expectativa de que o leme da história está em nossas mãos”, relata Sebastian Marques, diretor do espetáculo.
O projeto Olhos D’Água em Cena é uma iniciativa do Núcleo de Arte do Centro-Oeste (Naco), realizada em parceria com a companhia Inventor de Sonhos, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Secult-GO).
PROGRAMAÇÃO
22/06 (sábado) – 9h30: Feira de Olhos D’Água
26/06 (quarta) – 14h: Escola Geminiano Ferreira de Queiroz – Olhos D’Água
28/06 (sexta) – 15h: Lar dos Bem Vividos – Alexânia | Libras e Audiodescrição
30/06 (domingo) – 11h: Mercado Municipal de Alexânia
SERVIÇO
ESTREIA: ‘O circo da Dona Zefinha apresenta: Malas do tempo’
Quando: 22 a 30 de junho
Onde: Vila de Olhos D’Água e Alexânia
Redes sociais: @inventordesonhoss e @naco_olhosdagua
Informações: 62 9.9311.9148 (WhatsApp)
FICHA TÉCNICA
Coordenação geral: Núcleo de Arte do Centro-Oeste – Naco
Direção artística: Sebastian Marques
Dramaturgia: Romualdo Lisboa
Máscaras cênicas: Murilo de Paula
Palhaço Musical: Marcelo Beré
Figurino: Angela Alexsander
Assessoria de imprensa: Keyane Dias e Davi Mello (Pareia)
Produção audiovisual: Davi Mello
Produção fotográfica: Elise Milani
Design gráfico: Cássia Lyrio
Consultora em Acessibilidade: Amanda Gomes
Intérprete em libras: Mauricéia de Souza
Audiodescrição: Lúcia Helena Correia
Produção: Rafaela Peralta
Elenco:
Ângela Albernaz – Palhaça Cai Cai
Matheus Abdalla – Palhaço Cabu Loso
Micael Rosback – Palhaço Batuqueiro
Rafaela Peralta – Palhaça Pera Peralta
Sebastian Marques – Palhaço Quiprocó
Pilar Soledade – Palhaça Lilith
.