Projeto capacita novos produtores culturais nas periferias do DF
Tomada – Escola de Produção visa fomentar o mercado criativo periférico, com foco em jovens estudantes da rede pública
Entre os meses de março e novembro, o projeto Tomada – Escola de Produção irá capacitar novos produtores e comunicadores culturais periféricos do Distrito Federal, através de três ciclos formativos. Cada ciclo contempla cinco oficinas gratuitas nas áreas de produção e gestão de eventos, audiovisual e comunicação, além de um sarau com artistas locais. As ações começaram no dia 18, no Riacho Fundo II, atendendo estudantes do Centro Educacional Agrourbano Ipê. Depois, seguem para o Instituto Começar de Novo (CUFA-DF), aberto à comunidade.
Criado em 2018, o projeto Tomada atende prioritariamente as RAs do Riacho Fundo II, Riacho Fundo e Recanto das Emas, com foco na formação de estudantes de escolas públicas e de institutos federais. Em 2024, realiza edição especial em formato de escola de produção, buscando impulsionar a descentralização do mercado criativo no DF e mobilizar a cena cultural das regiões atendidas. Espera-se capacitar cerca de 240 pessoas.
A comunidade escolar do CED Agrourbano Ipê foi contemplada com quatro oficinas, que acontecem entre os dias 18 e 27 de março: Produção de Conteúdo Digital com Celular, Audiovisual, Comunicação e Ferramentas de Gestão de Processos de Produção. Todas serão facilitadas por experientes profissionais atuantes no mercado criativo. No dia 09 de abril, a escola também sediará o Sarau Tomada Cultural, com a participação dos grupos Mamulengo Fuzuê, Batuqueiras, poetas da cidade e palco aberto para os estudantes.
A última oficina no Riacho Fundo II ocupará o Instituto Começar de Novo, vinculado à Central Únicas das Favelas (Cufa-DF). No instituto, será realizada a Oficina de Produção de Eventos (Etapas de Produção), nos dias 27 e 28 de março, das 19h às 21h. A ação será aberta à comunidade local, com foco na juventude. As inscrições estão abertas através de formulário disponível no site www.tomadaproduz.art.br.
O projeto Tomada – Escola de Produção é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF). Em abril e maio, o segundo ciclo formativo irá contemplar o Centro Cultural e Social Grito de Liberdade e o IFB do Riacho Fundo. Em outubro e novembro , as ações do projeto finalizam em escolas e espaços culturais do Recanto das Emas.
Da teoria à prática
O projeto Tomada – Escola de Produção é uma realização da Tomada Conexões Artísticas, produtora fundada pela agente cultural Lela do Cerrado. Crescida na região do Riacho Fundo II, Lela trabalha há mais de 12 anos no mercado criativo local e nacional, tendo iniciado sua carreira a partir de oficinas gratuitas no Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga. Com toda experiência acumulada, busca agora capacitar jovens do seu território que sonham em trabalhar profissionalmente no mercado cultural.
Para gerar mais oportunidades, o projeto prevê criar um cadastro de participantes interessados em praticar o ensino aprendido na prática, em projetos futuros da produtora. “A oportunidade de ser trabalhador da cultura vem de encontro com a experiência, pois não se formam gestores culturais sem colocar a mão na massa. Por isso, buscamos fomentar o interesse dos jovens em se capacitar como entes e agentes culturais de suas cidades, abrindo caminhos para que eles possam praticar e empreender propondo seus próprios projetos”, afirma Lela.
PROGRAMAÇÃO – RIACHO FUNDO II
Centro Educacional Agrourbano Ipê (exclusivo para a comunidade escolar)
– 18 e 20/03: Tá na Mão – Produção de Conteúdo Digital com Celular, com Edson Barreto
– 25/03: Audiovisual – Roteiro, Captação e Edição, com Thiago Soares
– 26/03: Comunicante – Oficina de Comunicação, com Davi Mello
– 27/03: Ferramentas de Gestão de Processos de Produção, com Jandira Queiroz
– 09/04: Sarau Tomada, com Mamulengo Fuzuê, Batuqueiras, poetas locais e palco aberto
Instituto Começar de Novo | CUFA-DF
27 e 28/03 – 19h às 21h
Oficina Produção de Eventos, com Lela do Cerrado
Inscrições: www.tomadaproduz.art.br
SERVIÇO
Tomada – Escola de Produção – Riacho Fundo II
Quando: oficina aberta nos dias 27 e 28/03, das 19h às 21h:
Onde: Instituto Começar de Novo (Cufa-DF)
Inscrições no site: www.tomadaproduz.art.br
Redes: @tomadaproduz
Informações: 61 9.9664.8970
FICHA TÉCNICA
Coordenação geral: Mirella Dias (Tomada Conexões)
Produção executiva: Karita Pascolato
Fotógrafo: Sérgio Martins
Assessoria de imprensa: Keyane Dias e Davi Mello (Pareia Comunicação)
Design: Nara Oliveira (Estúdio Gunga)
Social mídia: Izabela Boreli
Fotógrafo: Sérgio Martins
Intérprete de Libras: Tatiane Elizabeth
Assistente de produção: Isabela Queiroz e Izabel Michelle
Oficineiro de Produção de Conteúdo Digital (Tá na Mão): Edson Barreto
Oficineiro de Audiovisual: Thiago Soares (Miracena)
Oficineira de Produção de Eventos: Mirella Dias (Tomada Conexões)
Oficineiro de Comunicação: Davi Mello (Pareia Comunicação)
Oficineira de Gestão: Jandira Queiroz