Em sua quarta edição, sendo a segunda online, Festival Tardezinha do Samba reúne artistas e pesquisadores da cultura afrobrasileira. Roda de prosa, música, dança e poesia integram os três dias dessa grande festa
.

Samba de Dandara (SP).

.
“Samba é verbo, assim sendo é ação”, nos diz Marcelo Café! E é abrindo caminhos que o ritmo toma conta do derradeiro mês de 2021, nos convocando a celebrar o Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro. As celebrações vão movimentar a cena cultural de Brasília nos dias 2, 4 e 5, com a quarta edição do Festival Tardezinha do Samba. Ainda superando os desafios da pandemia, o evento retorna para o seu segundo ano online com a participação de sambistas, poetas, dançarinos e intelectuais do Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo.
.
A programação inicia na quinta-feira, dia 2, com o Butiquim do Tardezinha. Em uma roda de conversa musicada e descontraída, importantes personalidades da cultura afrobrasileira do DF irão celebrar o Dia Nacional do Samba, debatendo “A Influência da Matriz Africana na Música Brasileira”. O tema é inspirado na redação de mestrado do músico e professor de Sociologia João Peçanha (SP), com roteiro da jornalista Juliana Silva e mediação da cantora e sambista brasiliense Teresa Lopes.
.
A roda do Butiquim do Tardezinha inicia às 19h30, com a participação de João Peçanha; da yalorixá e compositora Mãe Dora (DF); da cantora Cris Pereira (DF); do músico, professor e radialista Daniel Mioju (DF); e dos músicos Khalil Santarém (DF) e Breno Alves (DF). A noite de quinta fecha com a arte encantada do cantor, compositor, dançarino e pesquisador maranhense Tião Carvalho, em seu show “Tião Carvalho Sambando”.
.
Toda a programação será transmitida ao vivo e online, no canal Tardezinha do Samba no Youtube, com interpretação simultânea em Libras. Depois, as gravações ficam disponíveis no mesmo canal.
.
.
Tardezinha no fim de semana

.
Após o Dia do Samba, o Tardezinha retorna nos dias 4 e 5 de dezembro, movimentando o fim de semana com uma extensa programação cadenciada em música, dança e poesia. A programação do sábado (4) começa às 12h, trazendo apresentações do Samba na Comunidade, Toque de Salto, Ana Reis, Marcelo Café, César Mello (SP) e Cacá Pereira. Nos intervalos, intervenção poética com Marina Mara e dança afro com a Cia Furious D’. Para fechar a tarde, sobe ao palco o cantor e sambista Moyseis Marques (RJ), às 17h20.
.
No domingo (5), o 4º Festival Tardezinha do Samba realiza o seu último dia de programação. O anfitrião Marcelo Café é quem abre os trabalhos às 11h, seguido de Elas que Toquem, Samba da Guariba, Deu Vibe e Benzadeus. Nos intervalos, show com Márcio Marinho e Victor Angeleas, Samba de Dandara (SP), intervenção poética com Paulo Dagomé e dança afro contemporânea com a Cia Corpus Entre Mundos. Para fechar os trabalhos na tarde de domingo, o músico, compositor e jornalista João Cavalcanti (RJ) sobe ao palco do Tardezinha às 16h30, acompanhado do grupo brasiliense 7naRoda.
.

Marcelo Café (DF).

.
Tardezinha do Samba
.
Idealizado pelo músico Marcelo Café e realizado pela Artecei Produções, o Festival Tardezinha do Samba tem a proposta de reunir os principais fazedores do samba e da cultura afrbrasileira do Distrito Federal, sendo o primeiro festival do gênero realizado na cidade de Ceilândia. Com a pandemia, iniciou edições online no ano de 2020, criando intercâmbio entre sambistas e pesquisadores do Rio de Janeiro e de São Paulo. Um encontro para reunir nomes consagrados e novos talentos, oportunizando o lançamento de trabalhos e a consolidação das rodas de samba que sempre marcaram os finais de semana em Ceilândia e em outras regiões do DF.
.
A realização da 4ª edição do Festival Tardezinha do Samba conta com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
.
.
SERVIÇO
4º Festival Tardezinha do Samba – Online

.
Dias: 2, 4 e 5 de dezembro de 2021 (quinta, sábado e domingo)
Assista ao vivo: Canal Tardezinha – www.bit.ly/tardezinhadosamba
Classificação indicativa: Livre
Acesso: Gratuito
.
.
PROGRAMAÇÃO
.
02.12 (quinta)
Butiquim do Tardezinha

– 19h30: Roda de conversa com Mãe Dora, João Peçanha (SP), Cris Pereira, Daniel Mioju, Khalil Santarém e Breno Alves. Apresentação e mediação: Teresa Lopes.
– 21h30: Show com Tião Carvalho (MA/SP)
.
04/12 (sábado)
– 12h: Samba na Comunidade
– 13h: Toque de Salto
– 14h: Ana Reis
– 14h40: Intervalo com o Grupo de Dança Furious D’
– 15h: Marcelo Café
– 15h40: Intervalo poético com Marina Mara
– 16h: César Mello (SP)
– 16h40: Cacá Pereira
– 17h20: Moyseis Marques (RJ)
.
05/12 (domingo)
– 11h: Marcelo Café
– 11h40: Intervalo com Márcio Marinho e Victor Angeleas
– 12h: Elas que Toquem
– 12h40: Intervalo com Samba de Dandara (SP)
– 13h20: Samba da Guariba
– 14h: Intervalo com a Cia de Dança Afrocontemporânea Corpus Entre Mundos
– 14h20: Deu Vibe
– 15h: Intervalo poético com Paulo Dagomé
– 15h20: Benzadeus
– 16h30: João Cavalcanti (RJ) – com participação do 7naRoda