São 40 anos de carreira nascida em Brasília, semeada nos quatro cantos do Brasil
São 40 anos de carreira nascida em Brasília, semeada nos quatro cantos do Brasil

Em novembro, o Ponto de Cultura Invenção Brasileira celebra as quatro décadas de carreira do brincante Carlos Gomide, criador da Companhia Carroça de Mamulengos. Também conhecido como Carlinhos Babau, Gomide será o homenageado da Mostra Candanga de Teatro de Bonecos, fechando a programação da Mostra, que realizou uma série de apresentações de agosto a novembro. Carlos Gomide apresenta o espetáculo O Babauzeiro, acompanhado de sua família, nos dias 03 de novembro, sexta, às 20h; 04 de novembro, sábado, às 19h e 05 de novembro, domingo, às 17h. E o sábado, dia 04, também contará com o espetáculo Histórias de Teatro e Circo, da Carroça de Mamulengos, às 21h. As apresentações serão no Espaço Invenção Brasileira, no Mercado Sul de Taguatinga, com entrada franca e livre.

Carlinhos Babau

Carlos Gomide nasceu em Rio Verde (GO). É cameloturgo, bonequeiro, poeta, cantor, compositor, artesão e um quixotesco sonhador. Em 1977, em solo brasiliense, criou a companhia Carroça de Mamulengos, girando o Brasil e o mundo com a magia do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. Uma história de 40 anos, que semeou a estrada de tantos outros grupos e brincantes locais, como Mamulengo Presepada, Mamulengo Sem Fronteiras e Mamulengo Fuzuê.

Espetáculos:



O Babauzeiro

Carlos Gomide, criador da Carroça de Mamulengos, é discípulo do Seu Antônio do Babau, bonequeiro paraibano de singular originalidade. Babau é o nome do teatro de bonecos na Paraíba e o babauzeiro, no imaginário da Carroça de Mamulengos, é uma frondosa árvore, com frutos e sementes, que se espalha e se multiplica a cada nova geração. Em O Babauzeiro, Carlos Gomide brinca com bonecos recebidos das mãos de seu mestre, retomando a arte por dentro da tolda e trazendo novas criações, cenas e, principalmente, a constância de ser brincante criativo há 40 anos. De uma arte solitária, brincar Babau para a Carroça tornou-se um celebrar em família. Os oito filhos e as duas netas lhe acompanham, herdando a tradição. Na sombra do Babauzeiro, a arte se faz presente.



Histórias de Teatro e Circo

É a cristalização de momentos vivenciados pela Família Carroça de Mamulengos, em seus 40 anos de vivência artística. As cenas e os bonecos foram criados a partir do nascimento e crescimento de cada filho, conhecimento passado de irmão para irmão. Revela o amadurecimento de uma família que surgiu e se desenvolve a cada dia e a cada espetáculo, onde o palco é um espaço natural de se viver, uma extensão do lar. Espetáculo em constante transformação, sintetiza uma linguagem lapidada por anos de estrada, apresentando em ruas, praças, escolas, teatros e festivais, em busca da arte viva, que toque corações de adultos e crianças.



A Mostra Candanga de Teatro de Bonecos faz parte do projeto Brasília Cênica, promovido em espaços culturais, pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

SERVIÇO

Brasília Cênica: Homenagem a Carlinhos Babau – 40 Anos de Carreira



Quando? 03 a 05 de novembro

Onde? Ponto de Cultura Invenção Brasileira (QSB 12/13, AE Bloco B, Loja 5, Mercado Sul de Taguatinga)

Quanto? Entrada franca

Classificação: Livre

Informações: 61 3352-5054 ou 9.9325.8037

www.facebook.com/InvencaoBrasileiras



PROGRAMAÇÃO



O Babauzeiro (Carlinhos Babau)

– 03 de novembro, sexta às 20h

– 04 de novembro, sábado às 19h

– 05 de novembro, domingo, às 17h



Histórias de Teatro e Circo (Carroça de Mamulengos)
– 04 de novembro, sábado, às 21h