Mamulengo Fuzuê circula pelo Distrito Federal com bonecos, brincantes e histórias do povo
Com o encanto e alegria dos folguedos populares, no mês de abril, o grupo Mamulengo Fuzuê circula com o projeto Teatro é Popular! por escolas, feiras e espaços culturais do DF
O Universo que cabe em uma mala: alegrias e tristezas; conflitos e amores; trabalho e festa. O Teatro de Mamulengos é uma forma de ver e se relacionar com o mundo, fruto da necessidade humana de se comunicar e se expressar. Genuinamente brasileiro, presente em diversos estados do Nordeste, o Mamulengo também tem forte presença na capital do país, com muitos bonecos, brincantes e histórias do povo e para o povo. E, do dia 01 a 06 de abril, o grupo Mamulengo Fuzuê estará circulando com o projeto Teatro é Popular!, encantando Ceilândia, Recanto das Emas, Brazlândia e Samambaia.
Serão 8 espetáculos: no dia 01 de abril, o grupo apresentará na Casa do Cantador, em Ceilândia, às 9h45; e, no mesmo dia, às 18h, no Teatro H2O, no Recanto das Emas. No dia 02 de abril, quem recebe o Mamulengo Fuzuê é a Feira Central de Brazlândia, às 9h, e o Espaço Imaginário Cultural de Samambaia, às 17h. O Centro de Ensino Especial de Brazlândia recebe o grupo no dia 05, às 14h30, e o CED 123 de Samambaia, às 19h30. Dia 06 é a vez da Escola Classe 601 do Recanto das Emas, às 9h, e do CED 07, da Ceilândia Norte, às 14h. Sempre com entrada franca.
O projeto Teatro é Popular! conta com a apresentação do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e Secretaria de Cultura do Distrito Federal.
O Teatro de Mamulengo
O Mamulengo é a forma popular e tradicional do teatro de bonecos no Brasil. Nasceu nos interiores do Nordeste e, de lá, migrou para grandes centros e outras regiões. É chamado de Mamulengo, em Pernambuco e no Distrito Federal, mas também recebe diversos nomes pelo Brasil. É Babau, na Paraíba; João Redondo ou Calunga, no Rio Grande do Norte; e Cassimiro Coco, no Ceará, Piauí e Maranhão.
A brincadeira, como é chamada a apresentação de Mamulengo, é um ofício repassado oralmente, por convívio familiar ou de mestre para aprendiz. Em 2015, foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo batizado de forma unificada como Teatro de Bonecos Popular do Nordeste.
Mamulengo Fuzuê
O Mamulengo Fuzuê é palhaço na rua, é teatro popular que busca celebrar a arte e despertar a transformação social a partir da pesquisa, da experimentação e da convivência com mestres e mestras. O parto do grupo aconteceu em 2007, a partir das vivências do brincante Thiago de Francisco no Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga (DF). Desde lá, o cortejo segue Brasil adentro e mundo afora, com as bases firmadas na memória e identidade, na convivência comunitária e na celebração da vida e da tradição oral mamulengueira.
http://www.mamulengofuzue.com.br/
SERVIÇO
Teatro é Popular – Mamulengo Fuzuê
De 01 a 06 e Abril de 2017
Ceilândia, Recanto das Emas, Brazlândia e Samambaia.
Entrada franca.
Programação:
01/04
9h45
Casa do Cantador
QNN 32 – Área Especial G – Ceilândia Sul
18h
Teatro H2O
Quadra 101 – Conjunto 12 – Loja 07 – Recanto das Emas
02/04
9h
Feira Central
SCDN – Área Especial 01 – Brazlândia
17h
Espaço Imaginário Cultural
QS 103 – Conjunto 5 – Lote 5 – Samambaia Sul
05/04
14h30
Centro de Ensino Especial
Setor Norte – Quadra 2 – Brazlândia
19h30
CED 123
QR 123 AE 1 Conj. 8 – Samambaia Sul
06/04
9h
EC 401
Q 402 01 – Recanto das Emas
14h
CED 07
QNN 13 – Área Especial – Ceilândia Norte