Longa-metragem Umbigo estreia em setembro
Documentário registra a busca pelas memórias de nascimento da parteira Val

Umbigo é cordão de memórias! É na busca dessas memórias que o diretor baiano Cauê Santana ousou percorrer a trajetória de vida da sua mãe Val, Valdeci Santana, parteira tradicional de Uruçuca (BA). No longa-metragem intitulado Umbigo, o diretor e sua família seguem em busca das histórias do nascimento de Val, o nascimento da parteira. Um filme-reencontro entre mulheres, filhas, filho e famílias.

O lançamento de Umbigo já tem data marcada em território baiano: dia 9 de setembro, às 18h, no Centro Cultural de Uruçuca. Depois, o lançamento do documentário segue para Serra Grande, no dia 18 de setembro, e para Salvador, no dia 25. A partir de outubro, as exibições pegam a estrada rumo a cidades de outros estados, como Brasília.

5. Snt Terezinha - Jan 2015 Fotos por Caroline Moraes (44)
Produzido pela Orum Tupi Filmes, Umbigo resgata, registra e compartilha a reconstrução do nascimento da parteira Val. Um filme que permeia aspectos e conhecimentos tradicionais comuns às muitas mulheres que assumiram a missão de aparar a vida, na defesa e manutenção do parto natural e de um nascimento com respeito, com amor e sem traumas.

Como desdobramento do projeto, a Orum Tupi Filmes realizará duas Oficinas de Audiovisual para jovens de 16 a 26 anos. A primeira será entre os dias 4 e 8 de setembro, no Laboratório Digital do IFBaiano, em Uruçuca. Depois, entre os dias 14 e 19 de setembro, no Instituto Arapyau, em Serra Grande. As inscrições estão abertas na subprefeitura da Vila de Serra Grande.

Sinopse
Umbigo é nossa fonte ancestral, por onde nos alimentamos e crescemos. Umbigo é a ligação entre dois ou mais corpos. Cordão de memórias! Nesse cordão, um menino segue em busca das histórias e memórias de sua mãe. No caminhar, o espelho de uma família popularmente brasileira, rural e retirante. Juntos, buscam compor a trajetória de vida da mãe: seu nascimento, as andanças em retirada com as irmãs, os reencontros e a força adquirida ao se tornar a parteira-mãe Val. Um filme-reencontro entre mulheres, filhas, filho e famílias. Um reencontro com a força feminina. Um cordão de memórias que nos leva ao momento mais importante da vida: a hora de nascer.

Exibições confirmadas
9 de setembro: Centro Cultural de Uruçuca – 18h
18 de setembro: Serra Grande – Espaço Box – 18h
25 de setembro: Salvador – Sala Walter da Silveira – 19h30
31 de outubro: Jornada de Agroecologia da Bahia, no Assentamento Terra Vista – Arataca – Noite

Umbigo Filme – 52′ | HD | 2015 | Bahia | Brasil

Ficha Técnica
Roteiro e Direção – Cauê Santana
Produção – Aranda Rocha Santana
Edição – Julia Aguiar
Assistente de Direção – Debora Mello
Animação – Aline Brune
Câmera – André de Oliveira e Jaco Galdino
Arte Gráfica – Luciano Galdino
Concepção de Som – Francisca Helena Marques
Composição e Direção Musical – Thiego César
Produção Musical – Luizinho Indiano
Arranjos Musicais – Lucas Moreira
Assessoria de Imprensa e Redes Sociais – Sayô Adinkra
Redação e Website – Keyane Dias (Pareia)

Site: www.umbigofilme.com.br
Informações: 73 9819.0815 | 73 9965.9831

11921752_870435976381154_823367562263534046_o