Adiel Luna apresenta show e oficina no 4º Coco do Beco
Destaque na nova geração de cantadores pernambucanos, Adiel Luna retorna a Brasília para dois dias de oficina e show com convidadas especiais

O repentista, violeiro e cantador pernambucano Adiel Luna está de volta a Brasília. Dessa vez, ele retorna para realizar dois dias de oficina e participar do 4º Coco no Beco, evento integrante da Ocupação Cultural Mercado Sul Vive, em Taguatinga. Para a noite de cantorias e pisada de terreiro, Adiel convida as brasilienses Shária Ribeiro e Julia Carvalho, do grupo Chinelo de Couro, e Nanãn Matos, do Foli Ayê. O show é nesse sábado, dia 28, às 20h. A entrada é 1kg de alimento não perecível.

Evento: https://www.facebook.com/events/897117360339499/

Foto: Andre Rego Barros


Oficina

Antes do show, nos dias 27 e 28, das 14h30 às 17h, Adiel Luna ministrará a oficina “Mangaio de Versos: A Poética e a Oralidade Nordestinas Como Ferramenta de Composição”. A atividade convida o público a uma imersão na oralidade e na geografia de manifestações como o coco, repente, aboio, toadas, cavalo marinho, ciranda e maracatu de baque solto. Com pandeiro e viola, Adiel leva ao público uma vivência teórica e prática, a partir da pisada de terreiro, da métrica da poesia popular e do verso de improviso. A oficina também será no Mercado Sul de Taguatinga, com inscrição no local no valor de R$ 30 por dia.


Adiel Luna

Coquista, aboiador, violeiro, cordelista, compositor, poeta, cantador. Adiel Luna é hoje destaque na nova geração de artistas pernambucanos que mantém e renova a cultura popular brasileira. Nos palcos, já se apresentou nos principais eventos de cultura popular pelo país. No ano de 2007 foi capa da reconhecida revista Continente Multicultural, em matéria sobre a parceria com os rappers DJ Big e MC Mago. Fora do Brasil, levou seu trabalho para Berlim, no Karneval der Kulturen, Espanha e França. Recentemente, aprovou dois projetos no FUNCULTURA 2014 – a gravação de seu CD e a gravação de um DVD junto com outros mestres coquistas de Pernambuco. Fora dos palcos, como educador, Adiel coordenou trabalhos no Ponto de Cultura Tecer, que focava o resgate de manifestações culturais na cidade de Camaragibe, e atividades de formação da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, além de ter ministrado oficinas, workshops, palestras e seminários.

Ocupação Cultural Mercado Sul Vive
Desde o dia 7 de fevereiro, a comunidade do Mercado Sul iniciou a ocupação cultural de lojas abandonadas nesse histórico território de Taguatinga (DF), conhecido como Beco da Cultura. Moradores, trabalhadores, artistas e parceiros reivindicam a concessão de uso das lojas, que passam por processo de especulação imobiliária há mais de 10 anos, não cumprindo sua função social prevista no Estatuto das Cidades. O movimeneto segue em luta judicial pelo direito à cidade e pelo reconhecimento histório do Mercado Sul, contando com o apoio do Ministério da Cultura, Iphan e Secretária de Cultura do DF.

SERVIÇO

Oficina Mangaio de Versos: A Poética e a Oralidade Nordestinas Como Ferramenta de Composição

Data: 27 e 28 de março

Horário: das 14h30 às 17h

Local: Ocupação Cultural Mercado Sul Vive

Endereço: QSB 12/13 – Mercado Sul de Taguatinga

Investimento: R$ 30 por dia

Inscrições no local

4º Coco do Beco, com Adiel Luna

Data: 28 de março (sábado)

Hora: 20h

Local: Ocupação Cultural Mercado Sul Vive

Endereço: QSB 12/13 – Mercado Sul de Taguatinga

Entrada: Franca

Classificação: 16 anos

coc_beco.

 oficina_mangaio_versos


Assessoria de imprensa:

Keyane Dias – Pareia Comunicação e Cultura
61 8575.7500 | 9147.8074