Mamulengo, Rap e Repente se reúnem e fazem festa em Taguatinga
Mamulengo de RAPente, projeto que celebra o encontro entre o Rap, o Mamulengo e o Repente, acontece no próximo sábado, na 53ª edição da EcoFeira do Mercado Sul
Em sua 3ª edição, o projeto Mamulengo de RAPente está de volta à cena da cidade, esquentando o inverno com a união calorosa entre o RAP, o Mamulengo e o Rapente. As 3 são vertentes artísticas diferentes, mas também conectadas pela musicalidade, poesia, dinâmica e abordagem social. Durante o mês de julho, o festival passará por Taguatinga, Ceilândia e Samambaia, realizando rodas de prosa, oficinas e apresentações com diversos artistas das três linguagens. Sempre com entrada franca e livre para todos os públicos.
A programação começa no próximo sábado, 7 de julho, a partir das 14h, em edição especial integrada à 53ª EcoFeira do Mercado Sul, em Taguatinga. Por lá, se apresentam o consagrado rapper Rapadura Xique-Chico, a cantora Thabata Lorena, a dupla de repentistas Chico de Assis e João Santana e os grupos Mamulengo Fuzuê e Mamulengo Sem Fronteiras. As atividades incluem também roda de prosa e oficinas de Rap, Xilogravura e Confecção de Bonecos.
No Mamulengo, do Nordeste para o mundo, bonecos ganham vida em enredos tradicionais que se refazem diante de cada público, costurados pelas canções dos músicos brincantes. No Rapente, a astúcia, a métrica, o fantástico e a poesia desafiam cantadores e público pelo ser[tão] de todo o mundo. No Rap, a rima, o beat, o manifesto e a voz das periferias ecoam realidades e sonhos de um Brasil que emana transformação.
Histórico
Essa é 3ª edição do Mamulengo de RAPente. A estreia foi realizada no ano de 2011, com atividades em diferentes escolas públicas, apresentando o grupo idealizador Mamulengo Fuzuê, o rapper RAPadura Xique-Chico e repentistas da Casa do Cantador. Em 2014, o projeto alcançou espaços culturais de Taguatinga, Ceilândia e Plano Piloto, congregando diversos artistas do DF.
O festival propõe integrar o Rap, o Mamulengo e o Repente, por serem linguagens fortemente presentes na cultura brasileira e na diversidade cultural de Brasília. São artes latentes da nossa gente, unindo diferentes brasis e gerações, com origens distintas, mas, ao mesmo tempo, com singularidades conectadas pelo jogo de palavras, musicalidade, improviso e abordagens de crítica social.
SERVIÇO
Festival Mamulengo de RApente
Quando? 7 de Julho de 2018, 14h
Onde? Mercado Sul de Taguatinga
Entrada franca
Classificação indicativa livre
Informações: 61 9.8141.5898
Programação completa: www.mamulengofuzue.com.br
TAGUATINGA – Edição especial na 53ª Ecofeira do Mercado Sul
07 de julho (sábado), a partir das 14h
Mercado Sul de Taguatinga – QSB 12/13
14h: Oficina de Rap – Rapadura Xique-Chico
14h: Oficina de Xilogravura – Bruno Matos
14h: Oficina de Confecção de Bonecos de Mamulengo – Algodão e Miguel Mariano
16h: Roda de Prosa Cultura Popular e Urbana: “Ocupação e utilização de espaços públicos e comunitários”
17h: Mamulengo Sem Fronteiras: As aventuras de Baltazar no Reino dos Mamulengos
18h: Rapadura Xique-Chico
20h: Chico de Assis e João Santana
21h: Show Encontros: Thabata, Mamulengo Fuzuê, Chico de Assis e João Santana
E mais! Programação EcoFeira
15h – Lançamento do Canal Fora da Casinha, com Jusciane Matos
17h – Palestra/Performance de contato e improvisação
19h – Conexão Baú
Durante toda a programação: feirinha de artesanato, alimentação, trocas e produtos com princípios ecológicos e solidários