A Oficina Comunicante une dois coletivos parceiros, que trabalham com comunicação, tradições e cultura popular, para compartilhar suas experiências e fazer a roda girar: Pareia – Comunicação e Cultura e Estúdio Gunga. Será realizada no dia 12 de março, das 9h às 18h, dentro da programação da Escola Livre da Ocupação Cultural Mercado Sul Vive, em Taguatinga.




A oficina é voltada a estudantes e profissionais de comunicação, designers, produtores e pesquisadores culturais, artistas e pessoas já envolvidas com as tradições populares. Além de prosas sobre comunicação e cultura popular e exemplos de assessorias de comunicação realizadas pelos dois coletivos, serão compartilhadas ferramentas práticas do fazer de um Comunicante, o comunicador brincante.




A roda


Onde as tradições querem chegar e estar? O que a comunicação tem a ver com isso? Como divulgar as tradições sem espetacularizá-las, folclorizá-las, embranquecê-las e colocá-las dentro de padrôes estéticos e linguísticos? Indagações a se pensar junto.




Comunicar a arte, os saberes e fazeres das tradições populares é muito mais que usar técnicas de imagem e texto. A tradição pede vivência! Para falar dela é preciso ouvir, observar, entender, brincar, entrar na roda com respeito e se encantar.




comunicante






INSCRIÇÕES: A oficina pede o investimento de R$ 60, por participante, pagos no dia da oficina. As inscrições estão abertas e devem ser feitas previamente, através de formulário digital.




LOCAL: Ocupação Cultural Mercado Sul Vive – QSB 12/13, Bloco A – Taguatinga




CONTATO: 61 8575.8500  |  9147.8074




CONTEÚDO:

  • Diálogo sobre tradições, comunicação e a espetacularização da cultura popular.
  • A vivência como briefing de quem comunica as tradições populares.
  • A Imprensa da Cultura
  • Exemplos (etapa por etapa) de assessorias de comunicação e design para projetos e grupos de cultura popular realizados pela Pareia e Gunga.
  • O fazer da assessoria de comunicaçao: textos, releases, sites, redes sociais, portifolios, mailing, clipping.
  • O design como transportador das estéticas populares
  • Trabalho em equipe: as relações entre comunicadores, brincantes, produtores, designers e audiovisual.

FACILITADORXS:




Davi Mello

Comunicante, pifeiro e fotógrafo. É co-criador da Pareia – Comunicação e Cultura e brincante no grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro. É brasiliense, graduado em Comunicação Social, pela Universidade de Brasília. Já realizou trabalhos como assessor de comunicação e fotógrafo na Rede Candanga, Rede Cerrado, Coletivo Imagina, WWF- Brasil e Comissão da Verdade. Experimenta batuques, pifes e teatros. Na Universidade, pesquisou e escreveu a monografia Cultura Popular do DF – uma análise discursiva da mídia, analisando como é veiculada a cultura popular nos meios de comunicação do Distrito Federal.



Keyane Dias

Comunicante, educadora, poeta e angoleira. Filha de nordestinos, nascida em Taguatinga (DF). É co-criadora da Pareia – Comunicação e Cultura, praticante de Capoeira Angola e aprendiz da Pedagogia Griô. Graduou-se em Jornalismo, área que a conectou a estudos vivenciais sobre cura e medicinas tradicionais, cultura popular, agroecologia e educação. Integra os coletivos Eu Livre – Educação e Saúde, Movimento Cultural Mercado Sul Vive e Teia de Agroecologia dos Povos. É autônoma há três anos, atuando em parceria com grupos de mamulengo, pife e outras tradições. Em 2014, realizou a série de vídeos Prosas Paridas, com relatos de parteiras. Em 2015, lançou seu primeiro livro de poesias: Desaversos. Publica no Além.



Nara Oliveira


Designer, ilustradora, fotógrafa e capoeira. Filha de goianos, nascida em Brasília, taguatinguense de coração. É formada em Desenho Industrial, pela Universidade de Brasília. Desde 2004, é envolvida e cria laços com o movimento cultural, a cultura popular, movimentos autônomos e a cultura livre. É co-fundadora do Estúdio Gunga, onde desenvolve trabalhos em comunicação, tendo o software livre como ferramenta e filosofia. Também integra o Movimento de Ocupação Cultural Mercado Sul Vive. Ilustra na Amuleto.