30 Anos de Invenção Brasileira

30 anos de Invenção

Artistas e pensadores de Brasília se reúnem em Taguatinga para rememorar a história do Ponto de Cultura Invenção Brasileira


Ao refletir sobre a história cultural de Taguatinga e de Brasília é improvável não referenciar o Ponto de Cultura Invenção Brasileira. Em 2016, a instituição celebra 30 anos de trabalho fundamentado nas culturas populares e tradicionais, na educação, tecnologias livres e economia solidária, tendo como carro chefe o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste.

Para celebrar essas três décadas de vida, o ponto desenvolve em 2016 o projeto Invenção Brasileira 30 Anos, que irá culminar no lançamento de um vídeo-documentário e de um livro sobre a trajetória do Invenção. O trabalho inclui uma extensa pesquisa histórica, seus desdobramentos e parcerias. Uma trajetória que perpassa a própria história política, cultural, econômica e social da cidade de Taguatinga e de Brasília.

Além da pesquisa de acervo, o projeto realiza rodas de prosa para registrar o reencontro entre artivistas que são parte da história do Invenção, como o próprio Chico Simões, do Mamulengo Presepada, o fotojornalista Ivaldo Cavalcante, os mímicos Miquéias Paz e Abder Paz, a artesão Tetê Alcândida, entre outros. A primeira roda foi realizada na Galeria Olho de Águia, na Praça da CNF de Taguatinga, no dia 25 de agosto.

25anos_peg

A partir das rodas e gravação de entrevistas, o projeto produzirá um conjunto de depoimentos dos artistas, militantes e pensadores que, em diferentes momentos e de diferentes formas, contribuíram e construíram o Invenção Brasileira. A pesquisa é coordenada pelo brincante Chico Simões, pela cientista social, cineclubista e educadora Flávia Felipe e pelo antropólogo Marcelo Manzatti, com diversos colaboradores.

O Invenção

O Ponto de Cultura Invenção Brasileira é referência do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura. Foi fundado em 1986, como Grupo de Teatro Mamulengo Presepada, a partir do Grupo Retalhos, atuante na década de 80. Com o passar dos anos, integrando ações de um universo mais amplo, ganhou nova dinâmica, firmando sua sede no Mercado Sul de Taguatinga.

O Invenção foi também pioneiro no processo de revitalização do antigo Mercado Sul, hoje conhecido como Beco da Cultura, e sua ressignificação enquanto um espaço urbano saudável, vivo e cultural. Essa semente deu frutos que hoje culminaram no atual movimento de ocupação Mercado Sul Vive, realizado colaborativamente por uma nova geração de artistas, comunicadores e ativistas do DF.

1987_POA1(Foto de Ana Tereza Pereira Neto)-peq

Tradição e patrimônio

O Mamulengo, ou Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, foi reconhecido em 2015 como patrimônio cultural imaterial brasileiro, pelo Iphan. O Distrito Federal é o único território, fora do Nordeste, incluído no Inventário. Grande parte desse feito está vinculado ao Invenção Brasileira. Além de sede do grupo Mamulengo Presepada, o Invenção gestou o nascimento de vários grupos do mamulengo no DF e que já caminham pelo mundo sob a benção dessa tradição, como o Mamulengo Sem Fronteiras e o Mamulengo Fuzuê.


Informações: 61 9.9325.8037 ou 9.9966.8037
Mais: www.facebook.com/InvencaoBrasileiras