Os Buriti iniciam o ano com apresentações e oficinas na Europa


Depois de um 2016 bem trilhado e com muitas conquistas, a Cia os Buriti inicia 2017 com o pé na estrada, levando seus encantos rumo a Europa.

O ano de 2016 foi bem especial para a Cia Os Buriti. O grupo, que completou 21 anos no ano que se passou, também conseguiu encantar o público com muita música, teatro e alegria. E agora, nesse novo ano, dos dias 11 de janeiro a 02 de março, a trupe segue para a Europa, com oficinas e seu Espetáculo Cantos de Encontro, passando pela Alemanha, Espanha, França, Áustria, Itália e Grécia. O espetáculo será apresentado em instituições que trabalham o Português como Língua de Herança, para filhos de brasileiros nascidos no exterior, ou residindo no exterior desde muito pequenos, fortalecendo os laços e o contato com a identidade brasileira. A turnê conta com apoio do Edital Conexão - FAC.

O 2016 do Os Buriti
Um ano de muitas conquistas, assim foi 2016 para a Cia Os Buriti. Montagens, apresentações, oficinas e lançamentos marcaram o ano da trupe. O ano começou com as comemorações de 20 anos do grupo, com a mostra de repertório do grupo na Funarte, com os espetáculos: Cordas e Contos; O Marajá Sonhador e Outras Histórias; Blima – Imagens do Sagrado e também o lançamento do CD Cantos de Encontro, que foi realizado com apoio do FAC e por Financiamento Coletivo. Os Buriti também montaram seu mais novo espetáculo: Kalo – Filhos do Vento, que teve sua temporada de lançamento no CCBB, que foi concebido pelo grupo e contou com importantes parceiros, como a Cia Lumiato. O espetáculo concorreu ao Prêmio Sesc de Teatro Candango, que foi indicado as categorias de Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Sonoplastia, Melhor Iluminação e Melhor Cenografia. E a atriz Eliana Carneiro estreou seu novo trabalho solo, Aurora, também no CCBB. O grupo também se apresentou em diversos eventos pela cidade e também esteve em São Paulo, para apresentações e para os preparativos de um novo espetáculo: Lampião no Céu, que tem previsão de estreia para abril de 2017, em parceria com a Cia Sobrevento.

Espetáculo e CD Cantos de Encontro
Cantos de Encontro, que agora chega na Europa, é um espetáculo encenado com muita música, cantos e histórias para toda a família. É o espaço de encontro e apresentação de quatro atores/instrumentistas que trazem nas suas músicas (arranjadas para violão, viola, flauta transversal, sanfona, cuatro, pífano e percussão) histórias, personagens e bonecos para encantar o público de todas as idades. As músicas falam dos instrumentos tocados em cena, dos instrumentistas e sua relação com a música, contam sobre personagens de mundos distantes. A partir dos elementos presentes na música, os atores e músicos da Cia os Buriti encenam, dançam, manipulam bonecos e representam o tema musical. A partir do espetáculo, foi lançado nesse ano o CD Cantos de Encontro, com 13 músicas assinadas pelo grupo. O CD“Cantos de Encontro é composto por canções autorais para crianças de todas as idades. Gravado em Brasília entre outubro de 2015 e fevereiro de 2016, conta com novos arranjos das composições além de várias participações especiais de músicos de Brasília. A proposta do CD, assim como o espetáculo, é ser um produto que toda a família pode apreciar. As composições abordam temas e gêneros musicais variados e privilegiam o uso da imaginação, do hábito de contar e ouvir histórias e a pura diversão de cantar e dançar.

Os Buriti
A Cia Os Buriti – Teatro de Dança foi criada em 1995 e se dedica a montar espetáculos para todas as idades fundindo diferentes linguagens artísticas. Fundada por Eliana Carneiro, a companhia é composta por sua filha Naira Carneiro e pelos músicos Jorge Brasil, André Togni, Daniel Pitanga, Marília Carvalho, Diogo Vanelli e Carlos Frazão. A Cia Os Buriti já montou 10 espetáculos autorais e também realiza projetos e pesquisas em arte educação. Sediada em Brasília, a Companhia já se apresentou por diversas cidades brasileiras e também no exterior (Portugal, Espanha, Alemanha e Índia), participando de festivais e encontros de teatro, dança e música. A tônica do trabalho da Cia Os Buriti é o gesto e o movimento. O intuito é despertar a imaginação de crianças e adultos por meio de histórias autorais baseadas na tradição popular de diferentes culturas. Os espetáculos unem a força da cadência narrativa a uma fisicalidade que rompe barreiras entre o teatro e a dança. A Cia tem a característica de pesquisar e de criar trilhas sonoras originais que são executadas ao vivo. Outra singularidade do grupo é a presença de mãe e filha em cena numa profunda sintonia gestual e vocal.

SERVIÇO
Cia Os Buriti em Turnê pela Europa
Quando? 11 de janeiro a 02 de março
Onde? Alemanha, Espanha, França, Áustria, Itália e Grécia
Mais informações:
www.osburiti.com.br
www.facebook.com/osburiti