Formação em Pedagogia Griô – Encontro II

Curso propõe a integração entre o ensino formal e a tradição oral, colocando a identidade, cultura e ancestralidade como pilares para a educação

O novo grupo da Formação em Pedagogia Griô - Brasília já tem data marcada para o segundo encontro, que tem como tema "O que é Griô". Será nos dias 1 e 2 de outubro, na Faculdade de Educação da UnB. O curso é realizado pela Associação Grãos de Luz e Griô, de Lençóis, em parceria com os grupos Casa Moringa e Pareia - Comunicação e Cultura.

A formação completa é composta por sete módulos curriculares e seis ciclos vivenciais assessorados em comunidades e tradições, sendo direcionada a professores, educadores populares, brincantes, estudantes  e articuladores sociais que desejam trabalhar com o conhecimento e a memória da tradição oral em processos de ensino-aprendizagem.

O curso oferece certificado pelo projeto Ação Griô Nacional e pelo programa Diversitas, da Universidade de São Paulo (USP). As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Essa é a segunda turma iniciada na Pedagogia Griô em Brasília, unindo-se a outros grupos de aprendizes na capital, na Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro. .

13494785_1135566563130862_4776204766713951051_n

 

A PEDAGOGIA GRIÔ

A Pedagogia Griô propõe a vivência e o diálogo entre a tradição oral e a educação formal. Uma pedagogia que coloca a identidade e ancestralidade no centro da roda e a cultura como estruturante para a educação, além de reconhecer o lugar social político e econômico dos mestres griôs na educação. Foi criada por Líllian Pacheco, em 2001, a partir de sua experiência como educadora, escritora, idealizadora e coordenadora pedagógica do Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô (Lençóis - BA), em parceria com Márcio Caires, educador e griô iniciado pela tradição griô do Mali e do Brasil.

A Pedagogia Griô facilita rituais de vínculo e aprendizagem entre as idades, entre a escola e a comunidade, entre grupos étnico-raciais, saberes ancestrais de tradição oral e as ciências e tecnologias universais, por meio de um método de encantamento, vivencial, dialógico e partilhado para a elaboração do conhecimento e de um projeto de vida que tem como foco a expressão da identidade, o vínculo com a ancestralidade e a celebração da vida.

Entre os referenciais teóricos e metodológicos estão a pedagogia de todas as expressões culturais de tradição oral brasileiras, principalmente de raízes afro-indígenas; a educação biocêntrica, de Ruth Cavalcante e Rolando Toro; a educação dialógica, de Paulo Freire; a educação para as relações étnico-raciais positivas, de Vanda Machado; a arte educação comunitária, de Carlos Petrovich; a educação que marca o corpo, de Fátima Freire; a produção partilhada do conhecimento, de Sergio Bairon.

Site da formação em Brasília: www.pedagogiagrio.wordpress.com

PROGRAMAÇÃO

Dia 01 - Sabádo
Manhã (9h - 12h30)
- Filme: A Caminhada do Griô
- Vivência "O que é Griô"
Tarde (14h às 18h)
- Plano de aula vivencial

Dia 02 - Domingo
Manhã (9h - 12h)
- Vivencia Griô das Ervas
- Jogo de Trilha Griô
Tarde (14h - 18h)
- Encontros dialógicos - tradição oral, mestre griô, griô aprendiz
- Vivência de despedida e avaliação


FACILITADORES

Líllian Pacheco - Educadora, escritora e criadora da Pedagogia Griô; Idealizadora e coordenadora dos projetos Grãos de Luz e Griô, Ação Griô Nacional, Trilha Griô, Curso de Pós Graduação na Pedagogia Griô – USP, Universidade Griô, Prêmio Griô na Escola, na Internet e na TV; autora de diversos livros e artigos sobre a Pedagogia Griô.

Márcio Caires - Educador, pós graduado em antropologia, co-criado da Pedagogia Griô, Griô iniciado nas tradição griô no oeste da África, e nas tradições orais de raízes afro-indígenas do Brasil; Coordenador dos projetos Grãos de Luz e Griô, Ação Griô Nacional, Trilha Griô e Universidade Griô.


MÓDULOS DA FORMAÇÃO COMPLETA

I - O que é a Pedagogia Griô
II - O que é Griô? (o lugar do Griô Aprendiz, do Mestre Griô, e do Educador Griô; Caminhada de encantamento e vivência do griô aprendiz nas escolas)
III - Pedagogia Griô: modelo de ação pedagógica, conceitos chaves e rituais de vínculo e aprendizagem
IV - Práticas da Pedagogia Griô em sala de aula e nos diversos espaços da comunidade rural e tradicional
V - Políticas de educação, cultura e comunicação em redes de tradição oral e comunidades tradicionais
VI - Formação do povo brasileiro: Identidade, ancestralidade, diversidade, níveis de consciência e cidadania


INSCRIÇÕES

E-mail: pedagogiagrio@gmail.com
Telefone: 61 8110.7383 / 61 8575.8500 / 3551.8115
Investimento: R$ 250


SERVIÇO

Curso de Formação em Pedagogia Griô | Encontro II - O que é Griô
Dias: 01 e 02 de outubro de 2016
Local: Faculdade de Educação da UnB
Realização: Grãos de Luz e Griô (BA), Casa Moringa (DF) e Pareia – Comunicação e Cultura
Rede Colaborativa: Candiá Produções, CEAM, Diversitas - USP


CONTATO PARA ENTREVISTAS

Luciana Meireles (DF) – 61 8110.7383 / 3551.8115
Lílian Pacheco (BA) – 75 9215.3581
Márcio Caires (BA) – 75 9985.6108

cartaz-encontroii_2016