Pedagogia Griô em São Paulo

Formação em Pedagogia Griô abre turma em São Paulo

Curso propõe a integração entre o ensino formal e a tradição oral, colocando a identidade, cultura e ancestralidade como pilares para a educação


Nos dias 19 e 20 de novembro, a cidade de São Paulo recebe o início de uma nova turma da Escola de Formação em Pedagogia Griô. Serão dois dias encontro no Espaço Nzinga, em Pinheiros. Nesse primeiro encontro serão abordadas aprendizagens teóricas e vivenciais do “Módulo I – O que é a Pedagogia Griô”. A formação é realizada pela Associação Grãos de Luz e Griô, de Lençóis (BA), e possui certificação pelo Cedipp/Diversitas – USP e Programa Ação Griô Nacional.

As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Essa turma será a segunda experiência de formação em Pedagogia Griô na capital paulista. A primeira foi realizada na Universidade de São Paulo no ano de 2015, em outro formato, dentro do Programa de Extensão. Com esse formato atual da Escola de Formação, existem grupos de aprendizes em andamento na Bahia, Brasília e Rio de Janeiro.

A formação completa se extende até 2017 e é composta por sete módulos curriculares e ciclos vivenciais em comunidades e tradições, sendo direcionada a professores, educadores populares, brincantes, estudantes de Humanas e articuladores sociais que desejam trabalhar com o conhecimento e a memória da tradição oral em processos de ensino-aprendizagem.


A PEDAGOGIA GRIÔ

A Pedagogia Griô propõe o diálogo entre a tradição oral e a educação formal. Uma pedagogia que coloca a identidade e ancestralidade no centro da roda e a cultura como estruturante para a educação, além de reconhecer o lugar social político e econômico dos mestres griôs na educação. Foi criada por Líllian Pacheco, em 2001, a partir de sua experiência como educadora e coordenadora pedagógica do Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô (Lençóis - BA), em parceria com Márcio Caires, educador e griô iniciado pela tradição griô do Mali e do Brasil.

Facilita rituais de vínculo e aprendizagem entre as idades, entre a escola e a comunidade, entre grupos étnico-raciais, saberes ancestrais de tradição oral e as ciências e tecnologias universais, por meio de um método de encantamento, vivencial, dialógico e partilhado para a elaboração do conhecimento e de um projeto de vida que tem como foco a expressão da identidade, o vínculo com a ancestralidade e a celebração da vida.

Entre os referenciais teóricos e metodológicos estão a pedagogia de todas as expressões culturais de tradição oral brasileiras, principalmente de raízes afro-indígenas; a educação biocêntrica, de Ruth Cavalcante e Rolando Toro; a educação dialógica, de Paulo Freire; a educação para as relações étnico-raciais positivas, de Vanda Machado; a arte educação comunitária, de Carlos Petrovich; a educação que marca o corpo, de Fátima Freire; a produção partilhada do conhecimento, de Sergio Bairon.

Sobre o Grão de Luz >> www.acaogrio.org.br

cartaz-modulo-i-sao-paulo-1

FACILITADORES

Líllian Pacheco - Educadora, escritora e criadora da Pedagogia Griô; Idealizadora e coordenadora dos projetos Grãos de Luz e Griô, Ação Griô Nacional, Trilha Griô, Curso de Pós Graduação na Pedagogia Griô – USP, Universidade Griô, Prêmio Griô na Escola, na Internet e na TV; autora de diversos livros e artigos sobre a Pedagogia Griô.

Márcio Caires - Educador, pós graduado em antropologia, co-criado da Pedagogia Griô, Griô iniciado nas tradição griô no oeste da África, e nas tradições orais de raízes afro-indígenas do Brasil; Coordenador dos projetos Grãos de Luz e Griô, Ação Griô Nacional, Trilha Griô e Universidade Griô.


PROGRAMAÇÃO MÓDULO I

  • Vivência e fundamentos epistemológicos;
  • Introdução e histórico;
  • O que é griô e roda de contação de histórias;
  • Círculo de cultura, perguntas e princípios fundamentais;
  • Referências teóricas e metodológicas;
  • Vivência de identidade;
  • Avaliação e despedida.


MÓDULOS DA FORMAÇÃO COMPLETA

I - O que é a Pedagogia Griô
II - O que é Griô? (o lugar do Griô Aprendiz, do Mestre Griô, e do Educador Griô; Caminhada de encantamento e vivência do griô aprendiz nas escolas)
III - Pedagogia Griô: modelo de ação pedagógica, conceitos chaves e rituais de vínculo e aprendizagem
IV - Práticas da Pedagogia Griô em sala de aula e nos diversos espaços da comunidade rural e tradicional
V - Políticas de educação, cultura e comunicação em redes de tradição oral e comunidades tradicionais
VI - Formação do povo brasileiro: Identidade, ancestralidade, diversidade, níveis de consciência e cidadania


INSCRIÇÕES

E-mail: pedagogiagrio@gmail.com
Telefone: 61 8110.7383 / 3551.8115
Investimento: R$ 300


SERVIÇO

Curso de Formação em Pedagogia Griô São Paulo
Módulo I: O que é a Pedagogia Griô
Dias: 19 e 20 de novembro de 2016
Local: Espaço Nzinga – Rua dos Cariris, 13 – Pinheiros, São Paulo (SP)
Realização: Grãos de Luz e Griô (BA)
Parceria: Nzinga (SP), Diversitas (SP), Casa Moringa (DF), Pareia Comunicação e Cultura (DF), Candiá Produções (DF)


CONTATO PARA ENTREVISTAS

Luciana Meireles (DF) – 61 8110.7383 / 3551.8115
Lílian Pacheco (BA) – 75 9215.3581
Márcio Caires (BA) – 75 9985.6108