“O Romance do Pavão Misterioso – Voando nas Bibliotecas Públicas do DF” celebra 100 anos de publicação do romance e passará por seis diferentes RAs com apresentações gratuitas

Mamulengo Sem Fronteiras em Olhos D’água (GO). Foto: Davi Mello


Entre os dias 03 e 13 de abril, o grupo Mamulengo Sem Fronteiras estreia o projeto “O Romance do Pavão Misterioso – Voando nas Bibliotecas Públicas do DF”. Durante duas semanas, a trupe irá circular por oito bibliotecas, encenando sua adaptação teatral de “O Romance do Pavão Misterioso”, um dos maiores clássicos da Literatura de Cordel. Além de unir Mamulengo, Cordel e Forró, o projeto celebra os 100 anos de publicação da obra, escrita por José Camelo de Melo Resende, em 1923. As apresentações terão entrada franca e livre para toda a comunidade.

Tanto o Mamulengo quanto a Literatura de Cordel e o Forró são patrimônios culturais imateriais registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan. Três formas de expressão com raízes em estados das regiões Nordeste e Norte e espalhadas por todo o país através de seus brincantes, mestres e mestras. As três são os pilares desta releitura encenada pelo Mamulengo Sem Fronteiras, com textos adaptados ao Teatro Popular de Bonecos pelo diretor e bonequeiro Chico Simões junto aos repentistas Chico de Assis e João Santana.

O elenco do espetáculo traz os atores mulengueiros Walter Cedro e Wagner Nascimento junto à atriz brincante Mirella Dias. Para animar bonecos e gentes, a direção musical e letras originais são de Beirão Neves e as músicas, ao ritmo do Forró, são executadas por Rosimar Cedro, Wagner Nascimento, Keijin do Acordeon e Beirão. Os figurinos foram costurados por Nem Rocha e idealizados por Jô Oliveira, que também assina as ilustrações do folheto de cordel adaptado para o espetáculo.

A circulação “O Romance do Pavão Misterioso – Voando nas Bibliotecas Públicas do DF” é um projeto realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. As apresentações do espetáculo irão circular por bibliotecas de seis diferentes RAs: Taguatinga, Ceilândia, Gama, São Sebastião e Plano Piloto. Todas contarão com interpretação em Libras e as duas edições em Taguatinga contarão com Audiodescrição.


Cordel e ‘O Romance do Pavão Misterioso’
A Literatura de Cordel tem raízes em estados do Nordeste e do Norte do Brasil e é difundida em todo o país. Um gênero literário que atravessa o tempo e se moderniza, com seus clássicos vivos e perpetuados. “O Romance do Pavão Misterioso” ainda é um dos folhetos mais vendidos e já inspirou novelas de TV, animações, canções e peças de teatro. O enredo conta a aventura de um rapaz, chamado Evangelista, que ao contemplar a beleza de Creuza, donzela conservada prisioneira pelo conde (seu pai), sente-se invadido por um forte desejo: resgatar a moça do sobrado do conde. Evangelista foge com Creuza, ajudado por um pavão mecânico, construído por um cientista. A obra original foi escrita por José Camelo de Melo Resende, em 1923.


Mamulengo Sem Fronteiras
A família Mamulengo Sem Fronteiras se uniu para brincar com bonecos em 1996. É formada pelos irmãos Walter Cedro, Rosimar Cedro, Wagner Nascimento e o amigo Keijin do Acordeon. O grupo recebeu a herança da tradição dos mamulengos das mãos do brincante Chico Simões (Mamulengo Presepada), em Taguatinga (DF). São mais de 25 anos de pesquisa sobre as brincadeiras populares em interação a novas formas de “botar boneco”. Hoje, o grupo compartilha experiências e estudos em apresentações, projetos culturais, oficinas e festivais pelo Brasil, América Latina e Europa.


PROGRAMAÇÃO

03 de abril – 15h:
Biblioteca Pública de São Sebastião – Quadra 101, AE, Resid. Oeste

04 de abril – 15h:
Biblioteca Escolar e Comunitária da EQS 108/308 – Asa Sul

05 de abril – 15h:
Biblioteca Pública do Gama – Salão de Múltiplas Funções, Setor Central

06 de abril – 15h:
Biblioteca Pública de Brasília – EQS 312 / 313, Asa Sul

11 de abril – 15h:
Biblioteca Nacional de Brasília – Setor Cultural Sul

12 de abril – 15h:
Biblioteca Pública Carlos Drummond de Andrade de Ceilândia – QNN 23, AE

13 de abril – 15h:
Biblioteca Braille Dorina Nowill de Taguatinga – CNB 01, AE

13 de abril – 20h:
Biblioteca Pública Machado de Assis de Taguatinga – CNB 01, AE


SERVIÇO
O Romance do Pavão Misterioso – Voando nas bibliotecas públicas do DF

Quando: de 03 a 13 de abril de 2021
Onde: Bibliotecas Públicas do DF (confira a programação)
Entrada: Franca
Acessibilidade:
– Interpretação em Libras: em todas apresentações
– Audiodescrição: nas bibliotecas de Taguatinga – dia 13 de abril
Redes sociais: @mamulengo_sem_fronteiras
Contato: 61 9.8425.7233


FICHA TÉCNICA
Coordenaçao geral: Bião Cedro
Produtora executiva: Mirella Dias (Tomada Conexões Artísticas)
Diretor cênico: Chico Simões
Adaptação do texto: Chico Simões, Chico de Assis e João Santana
Mamulengueiro e ator brincante: Walter Cedro
Atriz brincante: Mirella Dias
Ator e músico brincante: Wagner Nascimento
Músicos brincantes: Bião Cedro e Kejin do Acordeon
Músico brincante e compositor: Beirão Neves
Assessoria de imprensa: Keyane Dias e Davi Mello (Pareia)
Designer gráfico: Nara Oliveira (Estúdio Gunga)
Fotógrafo e cinegrafista: Davi Mello
Intérprete em Libras: Fernando Guimarães Meireles
Audiodescrição: Lúcia Helena Corrêa da Fonseca
Escritor e ilustrador: Jô Oliveira