Carroça de Mamulengos celebra 40 anos com temporada em casa


Família itinerante de artistas retorna a Brasília, para comemorar 4 décadas de arte e cultura popular

Família itinerante de artistas retorna a Brasília, para comemorar 4 décadas de arte e cultura popular


A arte é caminho para a alegria, leveza e encantamento. E é percorrendo essa estrada que a Cia Carroça de Mamulengos tem formado a sua história. A família, que viaja o país com seus encantos, tem em sua bagagem mais de um milhão de quilômetros rodados, centenas de espetáculos, milhares de expectadores, dezenas de bonecos, oito filhos, duas netas, noras, genros e um ônibus. Em ininterrupta itinerância, o grupo bebe das fontes das nossas tradições populares, através de estudo, pesquisa e vivências com o nosso Brasil Profundo, lapidando uma linguagem e um modo de vida onde a arte é o centro. E além de se alimentar dessa cultura, a trupe também é fonte de cultura e brincadeira, sendo referência para diversos grupos e artistas da cidade, como mamulengos, palhaços, acrobatas e brincantes da cultura popular local, formando uma família ainda maior. E para festejar essa jornada, nada melhor do que comemorar em casa, reunindo parceiros, amigos e a família, que são testemunhas dos 40 anos do grupo. Em janeiro de 2017, o grupo estará em temporada na Caixa Cultural Brasília, com espetáculos e oficinas. Dos dias 13 a 15 de janeiro, o Carroça irá se apresentar com o espetáculo Histórias de Teatro e Circo, às 19h na sexta, e 17h no sábado e domingo. E dos dias 20 a 22 de janeiro, a trupe leva ao público o espetáculo Pano de Roda, às 19h na sexta, e 17h no sábado e domingo. E no dia 21, sábado, às 9h30, o grupo oferece a Oficina Brincantes, compartilhando os fazeres e brincadeiras da trupe.

Histórias de Teatro e Circo
Historias de Teatro e Circo é um espetáculo clássico da companhia, ele é a base por onde tudo até hoje vem sendo criado: os bonecos marcam a origem da entrada dos filhos em cena com a presença da burrinha Fumacinha, boneca que tem 30 anos e que foi feita para Maria (primogênita da familia) quando ela começou a andar. Todos os filhos passaram por essa boneca, que hoje está sendo brincada por Ana, filha de Maria, segunda neta da Familia Gomide. É um espetáculo carregado de historias reais e imaginarias que o publico Brasiliense conhece bem e compartilha de tais memorias. É um espetáculo musical, circense, inspirado nos reisados, nas folias, no teatro de bonecos usando uma linguagem que a companhia chama de cameloturgia, onde a comunicação é feita diretamente ao publico como se não houvesse limite entre palco e plateia.

Pano de Roda
Uma homenagem aos palhaços, mestres de hoje e sempre. Uma ode à sua arte, que com simplicidade, encanta plateias e semeia lembranças cultivadas por toda uma vida. Uma referência à sabedoria destes brincantes populares que influenciaram toda uma geração de artistas. O Pano de Roda está presente nos pequenos circos, que perambulam de cidade em cidade e, na falta de uma lona, delimitam seu espaço de apresentação com um cercado de chita ou outro tecido ordinário. Nestes circos, podem faltar acrobatas, equilibristas, cuspidores de fogo, bailarinas e malabaristas. Mas nunca um palhaço, que está sempre lá, aquecendo corações alheios. O espetáculo é fruto da memória da companhia: uma verdadeira colcha de retalhos costurada com lembranças, experiências, vivências e aprendizados colhidos ao longo dos anos.

Oficina Brincantes
A cia Carroça de Mamulengos convida o seu público para um encontro onde vai compartilhar os princípios que norteia o seu processo de criação. Os participantes vão conhecer os bonecos, o cenário, o picadeiro e experimentar algumas práticas artísticas tais como a perna de pau, os brinquedos populares, a pintura de terra, as canções populares e os jogos de palhaço e assim conhecer de perto a família Gomide e o seu jeito brincante de fazer arte.

Cia Carroça de Mamulengos
A Cia Carroça de Mamulengos é uma trupe de Saltimbancos que há 40 anos percorre todo país apresentando nos mais variados espaços. É formada por uma família, mãe e oito filhos. Em seus espetáculos: bonecos gigantes, palhaços com perna de pau, mágica e canções são trançados com singularidade e singeleza. Ao longo de sua história, a Companhia vem lapidando uma linguagem estética singular e singela, mas ao mesmo tempo sofisticada e elaborada que une o popular e o erudito, de comunicação direta e afetiva com um público fiel. Com 4 décadas de estrada, a companhia vem trabalhando, em seu processo criativo e artístico, pela preservação das festas e folguedos brasileiros, apresentando espetáculos, autos e cortejos tradicionais em diversas regiões do país.

SERVIÇO
40 anos do Carroça de Mamulengos
Espetáculos
Quando?
- 13 a 15 de janeiro - Histórias de Teatro e Circo, às 19h na sexta, e 17h no sábado e domingo.
- 20 a 22 de janeiro - Pano de Roda, às 19h na sexta, e 17h no sábado e domingo.
Onde? Caixa Cultural de Brasília – Teatro da CAIXA
Quanto? R$:10,00(inteira) R$5,00(meia)
Classificação Livre

Oficina Brincantes
Quando? 21 de janeiro, sábado, das 9h30 às 12h
Onde? Caixa Cultural de Brasília – Teatro da CAIXA
Quanto? Entrada gratuita
Participação: Por ordem de Chegada (50 vagas)
Para crianças a partir de 4 anos e adultos